quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Secretário de Cultura recebe entidades culturais

do Site da Secretaria de Cultura do DF
http://www.sc.df.gov.br/exibe_materia.php?id=489
18/02/2009
As entidades culturais organizadas do DF terão dez dias para apresentar sugestões ao Fundo de Apoio à Cultura (FAC) 2009, cujo edital da 1ª etapa foi publicado na última sexta-feira (13). O acordo foi estabelecido durante encontro entre representantes das áreas culturais e o secretário de Cultura do DF, Silvestre Gorgulho, no anexo do Teatro Nacional, na manhã desta terça-feira. Ficou acertado ainda que as sugestões serão entregues ao Conselho de Cultura, que dará seu parecer final.

Presente no encontro, o secretário-adjunto de Cultura, Beto Sales, esclareceu o porquê de algumas pendências relativas ainda ao FAC de 2008. Segundo ele, trata-se de um processo demorado, seja pelo conceito de análise uma a uma dos projetos, seja pelo trâmites jurídicos de pagamento: “Não houve tempo hábil para o empenho ainda em 2008. Parte dos projetos já foi empenhada e começa a ser paga ainda hoje. Os demais receberão os recursos até abril. Além desses, cerca de 50 processos estão pendentes por falta de documentação e outros 50 foram notificados, mas ainda não se manifestaram”.

Na pauta de sugestões, os representantes defenderam o fortalecimento e a autonomia do Conselho de Cultura do DF. Silvestre Gorgulho concordou com a tese e lembrou que, pela primeira vez, cada área cultural indicou seus membros: “O Conselho é dividido entre seis representantes do governo e outros seis da sociedade civil. Desses, a secretaria acatou todos os nomes indicados por cada área, o que demonstra transparência e vontade de trabalharmos juntos”.

Para o coordenador do Fórum de Cultura do DF, Rênio Quintas, a comunidade espera que as novas regras do FAC – que prevêem o repasse dos 0,3% da receita corrente líquida do DF para o fundo – sejam praticadas. Gorgulho garantiu que a secretaria está empenhada em garantir tal repasse. “Esta lei distrital recebeu apoio e sanção do Governador José Roberto Arruda. Estamos atuando junto aos demais órgãos do GDF para que o recurso seja liberado regularmente”.

Sobre a possibilidade da criação de concurso público na secretaria, Beto Sales explicou que há necessidade e interesse em conseguir novos servidores, mas não por agora. “O governo trabalha no chamado ‘Limite Prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal’ que não podemos ultrapassar. Também não adianta contratarmos por meio concurso, por exemplo, 50 bibliotecários, sendo que em alguns anos, com a evolução tecnológica, correríamos o risco de precisarmos de apenas 20. Devemos ter cautela”.

Participaram do encontro, ao lado do Fórum de Cultura, membros da Associação Brasiliense de Teatro, Tribo das Artes, Fórum de Teatro, Fórum de Circo Popular, Cooperativa de Teatro do DF, Associação Brasiliense de Cinema e Vídeo (ABCV/DF), ASSOM, GPC/Ida/UnB e Ciecine.

3 comentários:

  1. Que ótimo!
    Agora, o edital que já tinha sido lançado vai ser revisado pelos artistas e reenviado à Secretaria através de seus conselheiros de cultura.
    Não entendi a vitória nesse quesito.
    Registro aqui o prejuízo ao pessoal da Dança, que há dois meses vem articulando com seus conselheiros os avanços que foram consignados em edital, em sua totalidade, e que agora vai ter que esperar as demais áreas fazerem o que deveriam ter feito antes.
    Mas se o importante era protestar, realmente conseguiu-se o pretendido.
    Se não queriam conversar com os conselheiros (indicados por eles), agora não vai ter jeito.
    De resto, é aguardar a publicação de um novo edital. Pra quando?
    Ah... isso não é importante... o importante é protestar, ou se conseguiu alguma coisa além disso?
    Desculpem o desabafo.

    ResponderExcluir
  2. Depois de um ano de inúmeras conquistas, encabeçadas pelos nomes indicados pelo Forum de Dança do DF e Entorno terem sido os nomeados para Conselho de Cultura do DF.Passando pela Lei de Icentivos a Cultura, Estávamos com o Edital do FAC 2009 na praça. Nós do Forum de Dança, que sempre fazemos nosso dever de casa, entendemos que as outras áreas de conhecimento deveriam ter encaminhado a seus conselheiros (se não me engano indicados por eles, tal como nós)suas considerações/reivindicações para o Edital do FAC 2009.
    Mas qual não foi nossa surpresa? Edital adiado. Agora TODOS nós, os que fizeram e os que deixaram de fazer (justo???) teremos que esperar pela boa vontade da Secretaria.
    Convenhamos que "os justos pagarão pelos pecadores" É difícil... Dificil.... muito mesmo.
    Esperemos, ou melhor vamos ver se da próxima vez nao fiquemos esperando e caminhemos ao lado dos profissionais que indicamos para nos representar e que tão dignamente vem fazendo seu importantíssimo papel.
    A Dança de Brasilia saúda seu conselheiro Joao Carlos Correa e nossa também querida Susi Martinelli, que tanto têm correspondido e por vezes superado nossas expectativas.
    Só mais uma pedra que grand jetté remos para longe.
    Desculpem também o meu desabafo .....
    Monica Berardinelli
    Colegiado Diretor
    Forum de Dança do DF e Entorno

    ResponderExcluir