quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Oscar para Heath Ledger ficaria com sua filha, Matilda

O Estadão
REUTERS

19/02/2009

LOS ANGELES - Matilda Ledger, a filha de 3 anos de idade do falecido ator Heath Ledger, será a eventual dona da estatueta do Oscar caso seu pai seja o vencedor do prêmio de melhor ator coadjuvante, no domingo.
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou na quarta-feira que decidiu que, se Ledger receber um raro Oscar póstumo por sua performance como o vilão Coringa em "Batman - O Cavaleiro das Trevas," Matilda receberá o Oscar quando completar 18 anos de idade.
Ledger, que morreu no ano passado, aos 28, por overdose de medicamentos, é visto como provável vencedor do Oscar de ator coadjuvante na cerimônia de entrega dos prêmios da Academia, que acontece em 22 de fevereiro em Hollywood.
Ele já recebeu quase todos os outros prêmios em sua categoria na temporada de premiações deste ano. Se ganhar o Oscar também, Ledger será apenas o segundo ator a receber um Oscar póstumo. O primeiro foi Peter Finch, premiado em 1976 por "Rede de Intrigas".
"Já tivemos Oscars entregues diretamente a um menor de idade e Oscars dados postumamente, mas, em geral, há um cônjuge ou filho mais velho, maior de idade", para aceitar a estatueta, disse o diretor-executivo da Academia, Bruce Davis. "Acho que nunca antes tivemos uma situação como esta.
" O noivado de Heath Ledger com a atriz Michelle Williams, mãe de Matilda, terminou antes de sua morte, e ele não tinha sido casado antes. Matilda é jovem demais para assinar o acordo do vencedor, exigido de todos os indicados, pelo qual o receptor da estatueta se compromete a não vendê-la sem antes oferecer devolvê-la à Academia por um dólar. Davis disse que Michelle Williams, consultada, disse que concorda em cuidar de uma possível estatueta de Oscar e guardá-la para sua filha, até esta completar 18 anos. Matilda então poderia optar por guardar a estatueta ou devolvê-la à Academia.
A Academia se negou na quarta-feira a dizer quem subirá ao pódio para receber o Oscar em nome de Ledger, caso ele seja o premiado. Na entrega dos Globos de Ouro, Christopher Nolan, o diretor de "Cavaleiro das Trevas", recebeu o troféu em nome de Ledger, e, na entrega dos prêmios do Sindicato dos Atores, Gary Oldman, que contracenou com Ledger no filme, subiu ao palco para receber a estatueta e fazer um discurso em nome de Heath Ledger.
A família do ator, na Austrália, já disse que espera que Matilda um dia herde esses troféus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário