terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Pacotão encerra carnaval em Brasília com pouco foliões e muita irreverência

Correio Braziliense
Agência Brasil
24/02/2009

No segundo desfile pelas ruas de Brasília, o Pacotão não conseguiu atrair um número maior de foliões para acompanhar a irreverência de um dos blocos mais tradicionais da capital federal.
O bloco encerra hoje (24) o carnaval de 2009 com mil participantes, mesmo número registrado no desfile de domingo (22).A estímativa, da Polícia Militar do Distrito Federal, é menor que os 5 mil foliões registrados no ano passado e que os 10 mil esperados pelos organizadores.
Apesar da menor participação popular, os membros do bloco afirmam que o Pacotão, caracterizado pelo humor e pela sátira política, está longe de morrer.
O que importa para a gente não é o número de pessoas, mas a empolgação de quem vem, diz Jota Pingo. Ele ajudou a fundar o Pacotão, neste ano carrega o estandarte do bloco, que desde 1977 percorre a W3 Sul, uma das principais avenidas de Brasília.
Para Jota Pingo, a prova de que o bloco continua a fazer sucesso é a repercussão da música-tema, Perereca de Bigode, que satiriza a possível candidatura da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, Presidência da República.
A marchinha está sendo cantada em todo lugar, disse.O Pacotão não se limita apenas política, ele satiriza ainda outros assuntos, como a crise econômica internacional.
Ô Fed [de Federal Reserve, banco central norte-americano], não pode, 29 não é 2009, diz uma das faixas, referindo-se quebra da bolsa de Nova York, em 1929, e atual crise financeira internacional.A conscientização também esteve presente no desfile. Uma das 18 marchinhas compostas para este ano aborda a Lei Seca e pede que os motoristas se divirtam com responsabilidade. Para reforçar a reivindicação, quatro deficientes físicos trazidos pela Secretaria de Saúde do DF desfilam para lembrar os riscos de combinar bebida e direção.
Estamos aqui para alertar os motoristas sobre os perigos de dirigir depois de beber, explica a cadeirante Iraci Araújo, 47 anos. Há 30 anos na cadeira de rodas, ela participa do Pacotão pelo segundo ano seguido.
O desfile conta ainda com espaço para as minorias. Pelo sexto ano, o Bloco LGBT Galera da Arara saiu dentro do Pacotão. A organização não-governamental Estruturação, organizadora do bloco gay, também distribui preservativos no local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário