quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

temática espírita tem estreia nacional na cidade

Lúcio Flávio
Do Correio Braziliense
25/02/2009

Suspense e ação fazem parte da trama dirigida e encenada por Fátima do Valle
Elisabeth Cupertino
O filme Bezerra de Menezes — O diário de um espírito, sobre a trajetória do homem que ajudou a difundir a doutrina de Alan Kardec no Brasil, mostrou a força do público espírita no país, levando quase 500 mil pessoas aos cinemas.
Mas já faz algum tempo que o teatro tem sido usado como meio de expressão para os ensinamentos da crença, com inúmeras adaptações para os palcos. Uma delas, Os mensageiros, será atração nesta quarta (25/02) e quinta, na Sala Martins Pena.
O texto, uma psicografia do espírito de André Luiz recebida pelo médium mais famoso do Brasil, Chico Xavier, é inédito e tem estreia nacional em Brasília.
A produtora, diretora e uma das protagonistas da história explica por que escolheu a cidade para o lançamento: "Frequentemente, apresentamos nossas peças em Brasília e sempre somos muito bem recebidos, tanto pela comunidade espírita, quanto por aquelas pessoas que manifestam alguma simpatia pela doutrina", afirma Fátima do Valle. Há 37 anos atuando como atriz e 25 como produtora e diretora, ela divide o tempo na realização de outro espetáculo, Laços eternos, há quatro anos em cartaz em São Paulo.
"A história, escrita por Zíbia Gaspareto, é uma das mais bonitas do espiritismo e também uma das mais bem-sucedidas nos palcos", destaca a artista, encarregada de verter para o teatro o texto de Os mensageiros. Fiel à obra literária, a trama, ambientada no início do século 20, gira em torno do triângulo vivido por Ismália (Juliana Lopez), Alfredo (JB Oliveira) e Paulo (Leon Cordeiro).
Casado com Ismália, Alfredo tem como sócio da empresa Paulo, sujeito de caráter duvidoso e que dá em cima da mulher do próprio parceiro de trabalho. Não satisfeito, simula uma situação de adultério envolvendo um falso amante (Israel Araújo). Expulsa de casa pelo marido — que parte para Europa com os filhos — e sem conseguir provar inocência, Ismália encontra refúgio na casa da mãe (Marcela Cruz), até morrer abatida por profunda depressão. "Anos mais tarde, no leito de morte, Paulo confessa ao antigo sócio que tudo não passou de uma armação e pede perdão, o que ele só consegue em outra vida. O mesmo acontece com Alfredo, que busca o perdão da mulher e acaba morrendo antes de ela o encontrar", resume Fátima, que interpreta a professora do espírito André Luiz (Célio Woody), a quem toda a história que se passa no plano real está sendo contada. "Embora cheia de ensinamentos da doutrina espírita, do evangelho, a peça traz muito suspense e ação e prende o espectador o tempo todo", garante a diretora.
OS MENSAGEIROS
Adaptação do livro homônimo psicografado por Chico Xavier.
Direção e adaptação: Fátima do Valle. Com Fátima do Valle, Juliana Lopes, Leon Cordeiro, Israel Araújo, Marcela Cruz, Célio Woody, JB Oliveira.
Nesta quarta e quinta (25 e 26 de fevereiro), às 21h, na Sala Martins Pena, do Teatro Nacional.
Ingressos: R$ 50 e R$ 25 (estudantes, idosos, clube vip do Correio e doadores de 2kg de alimentos).
Não recomendado para menores de 16 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário