sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Sérgio Rizzo: Filme "Três Macacos" é oportunidade de conhecer o cinema turco

da Folha Online
27/02/2009

Uma longa lista de filmes foram inscritos para concorrer ao Oscar 2009. Entre eles está a produção turca "Três Macacos", que estreia no Brasil nesta sexta, e foi indicada oficialmente pelo país para tentar uma vaga entre os cinco finalistas da categoria melhor filme estrangeiro.
Sérgio Rizzo, crítico da Folha, diz que alguns filmes que vão estrear buscam se projetar por causa do Oscar, ainda que tenham ficado de fora da lista final dos concorrentes. Para ele, a não indicação de "Três Macacos" ao prêmio é compreensível. "É um filme pesado, diferente dos indicados, mas é um trabalho do ponto estético notável", avalia.
Ouça outros podcasts com a participação do crítico.
Segundo o crítico, a quinta produção do diretor Nuri Bilge Ceylan terá a mesma sorte que os dois trabalhos anteriores dele no Brasil --"Distante" e "Climas". Esses longas só foram exibidos pela Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, sendo que o segundo chegou a ser lançado muito discretamente no circuito comercial.
A trama do longa-metragem gira em torno de um acidente de automóvel que acontece logo no início do filme. Esse acidente terá consequências na vida de pelo menos quatro personagens: o aspirante a político, que dirigia o automóvel, o seu motorista a mulher e o filho do seu motorista. No elenco estão Hatice Aslan, Gürkan Aydin e Yavuz Bingöle.
Rizzo ressalta que o cinema turco é pouco exibido no Brasil e que nos últimos anos foi possível assistir aos filmes dirigidos por Fatih Akin, cineasta de origem turca radicado na Alemanha.
"Mas os seus filmes 'Contra a Parede' e do 'Outro Lado' tratam das relações entre essas duas culturas. A cultura alemã e a cultura turca. "Três Macacos", ao contrário, mergulha para valer na sociedade turca e sai de lá com um olhar um tanto atormentado", afirma Rizzo.
"'Três Macacos' também deve entrar em poucas salas sem muito esforço de publicidade, de modo que o interessado em conhecer um pouco melhor o cinema turco deve correr para vê-lo logo, antes que saia de cartaz".
Quer ser avisado dos podcasts de Sérgio Rizzo? Basta utilizar seu canal em RSS. Para aprender a mexer no RSS, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário