quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Do Correio Braziliense
25/02/2009


Premiado no último Festival de Brasília, filme de J.Procópio será exibido hoje
Janu Vlad
Vencedor do prêmio do júri popular do Festival de Brasília em 2008, o curta brasiliense Brasília —Título provisório, de J. Procópio, desagradou a crítica e algumas pessoas do meio, que não gostaram nem um pouco do estilo despojado e despretensioso do filme.
Para o diretor, a hostilidade se deu pelo caráter competitivo no qual o projeto se inseria naquele momento. Daí a importância de o trabalho ser uma das atrações do democrático espaço Jogo de Cena, destaque na programação da cidade nesta quarta-feira de cinzas (25/02). "Na verdade, fiquei surpreso pelo fato de o filme ter sido selecionado para a mostra competitiva do festival", admite Procópio.
"Mas acho que alguns pegaram pesado na época e escreveram bobagens, chamando o filme, inclusive, de racista. Com essa exibição no Jogo de Cena, as pessoas terão a chance de ver o curta e avaliar o mérito dele longe de comparações", torce o diretor, fã de carteirinha da dupla Welder Rodrigues e Ricardo Pipo, apresentadores do projeto, que há 24 anos agita a cena cultural de Brasília.
A temporada 2009 traz como atrações, além do polêmico curta de J. Procópio, a apresentação da banda de pop rock alternativo Monovida e parte da coreografia do espetáculo Stain, da Tribo Cia. de Dança, encenada por Wesley Messias. O teatro será representado por trechos de O que você precisa para ter sucesso, montagem da Cia. de Comédia Setebelos, Você não é perfeita, tchau, de Alexandre Ribondi, e a comédia Três anos para 2012, que abre a noite no Teatro da Caixa.
"Escrevi um número especial para o Jogo de Cena em que apresento todos os personagens agressivos da história. São sete minutos apenas, mas dá uma noção para o público do que se trata a trama", antecipa o diretor Thiago Casado, autor do texto e um dos protagonistas da peça, que estreia amanhã, no Teatro Goldoni (Casa D’Itália).
Em cena, ele dividirá o palco com as atrizes Bob Rodrigues, Tina Carvalho e Thaísa Taguatinga. "Fico feliz que o Jogo de Cena tenha voltado depois de ficar um tempo suspenso", destaca. "É um evento importante porque mantém as pessoas informadas do que está rolando na cidade, além , claro, de formar público", elogia. O ator, dramaturgo e diretor Alexandre Ribondi é outro que defende o Jogo de Cena.
"Sempre que posso, que há interesse, participo. Acho o encontro genial, uma importante vitrine da produção da cidade e um ótimo local para descobrir talentos. Sem falar que acaba sendo um laboratório para os atores", aponta Ribondi, que mostrará no Teatro da Caixa um trecho do espetáculo Você não é perfeita, tchau, encenado pelos atores André Reis e Vanessa Di Farias. "É um texto de uns quatro, cinco anos atrás que surge agora com uma nova montagem", conta Ribondi. "É uma comédia sobre abordagens, sobre encontros improváveis, como o de um motorista de táxi bem suburbano e uma ecologista aplicada."

JOGO DE CENA
Nesta quarta-feira (25/02), às 20h, no Teatro da Caixa (SBS, Q. 4, Lt. 3/ 4; 3206-6456).
Ingressos: R$ 20 e 10 (estudantes, pessoas com 60 anos ou mais e doadores de 1kg de alimento).
Informações: www.jogodecena.com.br.
Não recomendado para menores de 14 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário