sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Hamilton de Holanda, Jaques Morelenbaum e Marcos Suzano se apresentam na capital

JB Brasília
Da Redação
27/02/2009

Uma apresentação inédita promete marcar o último final de semana de fevereiro no Espaço Brasil Telecom. Hoje (27) e amanhã(28) Hamilton de Holanda (bandolim 10 cordas), Marcos Suzano (pandeiro e percussão) e Jaques Morelenbaum (cello) sobem ao palco para a gravação de um CD ao vivo. Dorival Caymmi, Baden Powell, Egberto Gismonti e outros grandes nomes da música popular brasileira compõem o repertório do show que terá estreia mundial em Brasília.
Ao participar de um show do Hamilton de Holanda Quinteto em Curitiba, Suzano iniciou uma parceria com o bandolinista que se concretizou no Festival de Jazz de Barcelona no final de novembro de 2008 e depois seguiu para Itália e França. O resultado foi tão elogiado que os músicos resolveram gravar um CD juntos. Mas foi no início de 2009, em um encontro casual pela cena musical carioca, que Jaques se juntou ao duo.
Aliado a técnica e inquietação eletrônica de Suzano e a elegante experiência de Morelenbaum, o virtuosismo polifônico de Hamilton gera uma profusão de ritmos e ideias, onde o espírito é se deixar levar. Musicalmente tudo é possível: das tranquilas baladas ao caos do experimentalismo. Isso sem esquecer a participação da plateia.
Os artistas
Nascido no Rio de Janeiro e brasiliense por adoção, Hamilton de Holanda começou a tocar bandolim aos cinco anos de idade e mais tarde, ao adicionar duas cordas extras, dez no total, reinventou o instrumento. Nos Estados Unidos, a imprensa logo o chamou de 'Jimmy Hendrix do bandolim'. Sua maneira de tocar, o aumento do número de cordas e decibéis, aliados à velocidade de solos e improvisos, inspiraram uma nova geração e um novo som.
Marcos Suzano escutava rock na adolescência até ouvir a percussão de um bloco carnavalesco e ficar fascinado. Freqüentou a casa de Hermeto Pascoal e Radamés Gnattali e estudou ritmos africanos ao lado de um grupo com Paulo Moura. Participou da primeira banda de Marisa Monte e desenvolveu técnicas para o pandeiro, difundidas em cursos e workshops. Em 1993, sua parceria com o músico pernambucano Lenine se transformou no elogiado disco 'Olho de Peixe'.
Já o violoncelista Jaques Morelenbaum iniciou sua carreira musical como integrante do grupo A Barca do Sol. Participou de mais de 500 álbuns de Tom Jobim, Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil, Maria Bethania, Milton Nascimento e Chico Buarque, entre outros. Em 2001 colaborou junto a uma banda internacional com Sting, na gravação de seu álbum/DVD 'All this time', registrado ao vivo na Toscana, Itália. Desde 1991, mantém parceria com Caetano Veloso, acumulando em seguidos projetos as funções de diretor musical, arranjador e violoncelista.
Serviço:
Trio Experimental, com Hamilton de Holanda, Marcos Suzano e Jaques Morelenbaum
Onde: Espaço Brasil Telecom, no Brasília Alvorada Hotel. SHTN trecho 01, blocos A e B
Quando: 27 e 28 de fevereiro
Horário: 21 horas
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia entrada para estudantes, professores, idosos e clientes celular pós-pago Brasil Telecom).
À venda na bilheteria do teatro (de terça a sexta das 12 às 19 horas, sábado, das 14 às 22h.
Com informações do Espaço Brasil Telecom

Nenhum comentário:

Postar um comentário