terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Ida Gomes é enterrada em São João do Meriti

Atriz tinha 75 anos e faleceu na noite deste domingo devido a uma parada cardíaca

Agência Estado
24/02/2009

Marcos D'Paula/AE
Ida Gomes durante ensaio da peça '7 Musical', em 2007

SÃO PAULO - Foi enterrado no início da tarde desta segunda-feira o corpo da atriz Ida Gomes, que morreu na noite deste domingo devido a uma parada cardíaca. A atriz tinha 75 anos e foi sepultada no cemitério israelita do distrito de Vilar dos Teles, em São João de Meriti (RJ). Durante a manhã, foi realizado o velório em uma capela judaica na Praça da Bandeira, na Zona Norte do Rio.

Veja também:
Atriz Ida Gomes morre aos 75 anos no Rio

Internada com pneumonia na noite de sábado no Hospital Samaritano, zona Sul do Rio, Ida Szafran (seu nome de batismo) enfrentou complicações e faleceu após uma parada cardíaca.

A atriz nasceu em Krasnik, na Polônia, em 1933. Poucos anos depois, mudou com sua família para a França, onde viveu até os 13 anos. Após uma rápida passagem pela Inglaterra, veio para o Brasil, onde começou sua carreira de atriz no rádio.

O primeiro trabalho de Ida Gomes na televisão foi em 1951, na TV Tupi, onde fez o Grande Teatro Tupi. Em 1966, foi contratada pela TV Globo, onde participou, entre diversos trabalhos, do elenco do Bem-Amado, em que interpretava uma das irmãs Cajazeiras. Ida também atuou como dubladora. Estreou no cinema em 1963, na versão dirigida por Billy Davis para "Bonitinha, mas Ordinária", de Nelson Rodrigues.

Judia, Ida era, curiosamente, uma das atrizes mais escaladas para viver freiras na TV. Viveu freiras em "Pigmalião 70"; "Estúpido Cupido"; "Cara e Coroa"; "Era Uma Vez..."; "Bang Bang"; e "Pé na Jaca". Seu último trabalho na TV ocorreu na primeira fase da minissérie JK, da TV Globo, na qual vivia a personagem Irmã Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário