terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Festival de percussão corporal nos EUA inspira novo show do Barbatuques

da Folha Online
24/02/2009

Estalos, batidas no peito e vácuos de boca. Produzidos com ritmo e melodia por um grupo de artistas, estes sons em harmonia se transformam em música e ganham o nome de percussão corporal, estilo disseminado pelo grupo Barbatuques.
Ao contrário do que se pode imaginar, este tipo de arte é tão séria que em dezembro de 2008 a equipe liderada por Fernando Barba participou do 1º Festival Internacional de Música Corporal, em San Francisco (Estados Unidos).
"Este intercâmbio com os Estados Unidos deu para a gente conhecer além do sapateado americano, uma tradução chamada Hambone, que vinha dos escravos americanos que faziam som com o corpo. A gente ficou em contato com a música Kecak também, que é um tipo de ritual da Indonésia feito com vozes", relata Barba.
O músico fala que o Barbatuques --que tem 14 integrantes-- foi a única trupe a se apresentar no evento, os demais participantes eram artistas solos ou pesquisadores. "Ainda tem poucos grupos de percussão corporal, apesar de esta ser a mais antiga das artes e de pertencer a todas as culturas", explica.
Barba comenta que ao conhecer artistas do gênero de outros países --como Canadá, Turquia, França e Indonésia-- ele percebeu que certos sons não haviam sido criados pelo Barbatuques.
"Muita coisa a gente até achava que estava descobrindo, porque não tinha referência. O Keith Terry, que organizou o festival de música corporal, faz isto há 30, 40 anos e tem noção deste panorama. É uma grande emoção ver isto, como reencontrar amigos, pessoas que você não conhecia, mas estavam no mesmo barco, à procura por música orgânica", avalia.
O resultado da viagem serviu de inspiração para o novo show, "Indivíduo Corpo Coletivo", que recebe o nome de um documentário do primeiro DVD do grupo. A temporada estreia 7 de março, no Teatro Santa Cruz, em Pinheiros (zona oeste de São Paulo). "É um pouco da visão de transformar esta arte tradicional em algo contemporâneo que veio esta ideia do novo espetáculo do Barbatuques", declara.

Indivíduo Corpo Coletivo
Onde: Teatro Santa Cruz (r. Orobó, 277, Alto de Pinheiros, São Paulo, SP, tel: 0xx11 3024-5191)
Quando: sáb., às 21h.
Dom., às 20h. Até 29/03
Quanto: De R$ 20 a R$ 40

Nenhum comentário:

Postar um comentário