quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Orquestra Típica Fernandez Fierro

Tribuna do Brasil (DF)
25/02/2009

(Foto: Gerardo Lazzari/Divulgação)

Depois da folia do carnaval, chega à Brasília uma das revelações do novo tango argentino. A Orquestra Típica Fernandez Fierro sobe ao palco do Teatro da Caixa para única apresentação no dia 26 de fevereiro, às 20h.
Este será o primeiro show da Orquestra Típica Fernandez Fierro (OTFF) em Brasília. Os 12 integrantes apresentam na capital federal canções do último CD, "Mucha Mierda", além de algumas releituras de clássicos do tango, bolero e milongas.
A Orquestra vem renovando radicalmente a imagem dos espetáculos de tango de Buenos Aires com seus arranjos bastante personalizados e seus tangos próprios e fortes, seus trajes coloridos e seu compromisso social. Correspondentemente, é sucesso em turnês pela Argentina, Europa e América.
Formada por quatro bandoneóns, três violinos, viola, violoncelo, contrabaixo, piano e cantor, a OTFF mescla tradição a uma atitude particular baseada em sua potente maneira de sentir e interpretar o tango. O grupo, constituído em 2001, edita seus discos, cuida da sua agenda e administra de maneira independente seu próprio clube (o Clube Atlético Fernández Fierro, sediado em Buenos Aires).
A Orquestra é organizada em forma cooperativa e integram o repertório arranjos novos de tango tradicional, além de canções próprias, compostas por alguns de seus jovens integrantes.O primeiro CD “Envasado em Origen” foi lançado em 2002.
No ano seguinte, veio o segundo trabalho discográfico, “Destrucción Masiva”. Em 2005, os meninos lançaram o terceiro CD, “Vivo en Europa”, com material gravado no principado de Liechtenstein, entre a Áustria e Suíça, em 2004. Em março de 2006, lançaram o DVD “Tango Antipánico”, gravado ao vivo em 2005 na Trastienda Club, em Buenos Aires. O último trabalho, “Mucha Mierda”, foi gravado no auditório da Biblioteca Nacional Argentina e editado em agosto de 2006.
Este último disco da Orquestra é resultado da busca de um equilíbrio entre o som de estúdio e a energia que se consegue ao tocar ao vivo. O processo de gravação foi realizado em três jornadas no Auditório da Biblioteca Nacional, utilizando a tecnologia móvel do estúdio de gravação, onde, posteriormente, se realizou a mistura e a masterização.Compõem este novo CD os novos tangos: “011” (Venturin) e “Lengua Seca” (Coviello); um cruzamento entre “Las Luces del Estadio” (Roos) e “Buenos Aires Hora 0” (Piazzolla); a versão de “Corrientes y Esmeralda” (Pracánico/Flores) com recitação adicionado à letra original e outros arranjos contundentes. Também nesta oportunidade, a Orquestra, se divide em duas e grava: “Recuerdo” (Pugliese) em um arranjo com quatro bandoleóns e contrabaixo; e uma versão da “Zamba de la Candelaria” (Falú) para cordas e piano. A Orquestra Típica Fernandez Fierro é formada por Federico Terranova, Pablo Jivotovschii e Bruno Giuntini nos violinos; Juan Carlos Pacini na viola; Alfredo Zucarelli no violoncelo; Yuri Venturín no contrabaixo; Flavio “El Ministro” Reggiani, Eugenio Soria, Pablo Gignoli e Julio Coviello nos bandoleóns; Santiago Bottiroli no piano e Walter “Chino” Laborde na voz.
Depois de Brasília, a OTFF segue para São Paulo, onde se apresenta no Auditório do Ibirapuera.
Origem da músicaA música do tango não tem uma origem muito clara. De acordo com estudos que não dispõem de numerosa documentação, o tango descenderia da habanera e se interpretava nos prostíbulos de Buenos Aires e Montevidéu, nas duas últimas décadas do século XIX, com violino, flauta e guitarra (violão).
O escritor e polemista argentino Jorge Luis Borges afirmou que por suas características o tango só poderia ter nascido em Montevidéu ou Buenos Aires. O bandoneón, que atualmente caracteriza o tango, chegou à região do Rio da Prata por volta do ano 1900, nas maletas de imigrantes alemães. Não existem muitas partituras da época, pois os músicos de tango não sabiam escrever a música e provavelmente interpretavam sobre a base de melodias já existentes, tanto de habaneras como de polcas.
E também ele desperta os olhares de públicos de todas as idades, pela a ginga e a malícia dos dançarinos.
Serviço
* Show com a Orquestra Típica Fernandez Fierro
* Data: 26 de fevereiro de 2009
* Horário: às 20h * Local: Teatro da CAIXA - SBS Qd 4 lote 3/4
* Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada para estudantes, pessoas com 60 anos ou mais)
* Classificação Etária: livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário