terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Atual campeã, escola de Ceilândia traz a história da cerveja em busca do bi

Gizella Rodrigues - Correio Braziliense
24/02/2009

O dia mais esperado do carnaval brasiliense chegou. Além da Associação Recreativa e Cultural Unidos do Cruzeiro (Aruc), desfilam pelo Ceilambódromo hoje à noite as outras cinco agremiações do grupo especial. O desfile começa às 20h e deve seguir até as 3h. Cada escola tem uma hora para passar pela avenida e, entre a apresentação de uma e outra, haverá intervalo de 15 minutos. Mesmo com a pouca verba e com o tempo apertado, as escolas querem mostrar que o carnaval de Brasília combina com samba.
Todos os olhos do Ceilambódromo deverão voltar-se para a agremiação da casa: a Águia Imperial, atual campeã do carnaval brasiliense e quarta escola a desfilar pela passarela do samba. São 1,2 mil componentes, quatro carros alegóricos, bateria com 120 ritmistas, três casais de mestre-sala e porta-bandeira, além de um casal mirim na escola que completa 25 anos. O enredo vai contar a história da cerveja.
“Não queremos fazer apologia ao consumo do álcool”, ressalta o diretor de carnaval, Augusto Magno de Carvalho. “Vamos fazer um desfile simples e empolgante”, diz.A história da fabricação da cerveja será contada já no carro abre-alas, que tem as tradicionais cores da escola, azul e branco, e trará duas canecas enormes. O segundo carro traz a proposta de uma viagem ao túnel do tempo e contará a história de povos que adoravam os deuses com cerveja. O terceiro carro tem o formato de uma caravela e fala de quando Dom João VI trouxe a cerveja para o Brasil. A última alegoria vai mostrar como a cerveja está ligada às festas populares brasileiras, como o carnaval e o futebol.
A comissão de frente, formada pelos 13 bailarinos que tiraram notas 10 ano passado, vai retratar os quatro elementos usados na fabricação da cerveja: a cevada, o lúpulo, a levedura e a água.Dez títulosQuem abre a noite é a Acadêmicos da Asa Norte. Dona de 10 títulos, tenta dar a volta por cima.
Ano passado, quando voltou ao grupo especial, ficou em quarto. O enredo aborda a curiosidade dos humanos com a vida em outros planetas. “Em 2009, completam 400 anos desde as primeiras pesquisas de Galileu Galilei e é o ano internacional da astronomia”, justifica o presidente da agremiação, José Amauri Sousa. Os 800 componentes querem estar prontos na concentração às 19h, para entrarem pontualmente às 20h. “Nossas fantasias estão criativas e os destaques, luxuosos”, promete Amauri.
O enredo da Mocidade do Gama, a segunda a desfilar, vai homenagear o médico e historiador Hiram Araújo, que trabalha com pesquisa sobre o carnaval carioca. Em 14 alas, a agremiação contará a história do carnaval, passando pelas festas de Veneza, Egito e Brasil. As fantasias vieram de Juiz de Fora (MG).
Enredos vitoriosos de Hiram também serão lembrados, como o Macunaíma, de 1975, e Mulher brasileira, de 1978, os dois pela Portela.Tirar o projeto do desfile do papel precisou da ajuda de artesãos, costureiros, ferreiros, escultores, marceneiros e outros colaboradores. A comunidade do Gama e de cidades próximas participou dos ensaios desde janeiro e promete mostrar os resultados hoje.
“Vamos fazer uma viagem pelo mundo”, comenta o presidente da Mocidade, Paulo Roberto Silva.Quando a escola do Gama encerrar a apresentação, a Bola Preta de Sobradinho surgirá. A expectativa dos diretores é que ela entre na passarela por volta de 22h30. Os três carros alegóricos estão sendo montados na Ceilândia desde ontem. O enredo, Enviai seus anjos aos homens de boa vontade, falará da preservação da natureza.
Nos últimos quatro anos, a Bola Preta ficou entre as três primeiras e pretende conquistar o título inédito. “Estamos batendo na trave e este ano viemos para brigar. Nos últimos dois anos, perdemos o carnaval por erros primários, como deixar os componentes colocarem as fantasias de qualquer jeito ou entrarem sem calçados. Vamos corrigir tudo este ano”, diz o presidente da agremiação, Rony Pala.
A última a entrar na passarela será a Unidos do Recanto das Emas (Aruremas), por volta das 3h. A agremiação volta ao grupo especial após ser campeã do grupo de acesso em 2008. A escola levará para a avenida um enredo sobre a religiosidade da Índia. “Nosso tema está atual, mas os detalhes só serão vistos na avenida”, diz o presidente Afonso Celso Oliveira Cunha.

RADIOGRAFIA
# Acadêmicos da Asa Norte
Enredo: A astronomia e os mitos e lendas sobre o céu
Componentes: 800, divididos em 15 alas
Bateria: 80 ritmistas
Carros alegóricos: quatro
Currículo: dona de 10 títulos do carnaval

# Mocidade do Gama
Enredo: Hiram Araújo — A história do carnaval através dos tempos
Componentes: 800, divididos em 14 alas
Bateria: 75 ritmistas
Carros alegóricos: três
Currículo: campeã do grupo especial em 2005

# Bola Preta de Sobradinho
Enredo: Enviai seus anjos aos homens de boa vontade
Componentes: mil, divididos em 14 alas
Bateria: 80 ritmistas
Carros alegóricos: três
Currículo: no grupo especial desde 1988, nunca foi campeã. Ano passado, ficou em 3º

# Águia Imperial de Ceilândia
Enredo: A história da cerveja
Componentes: 1,2 mil, divididos em 11 alas
Bateria: 120 ritmistas
Carros alegóricos: quatro
Currículo: Atual campeã e dona de outros três títulos, em 1998, 1999 e 2006

# Aruremas
Enredo: Hare Aruremas, hare Índia, hare hare
Componentes: 700, divididos em 8 alas
Bateria: 100 ritmistas
Carros alegóricos: três
Currículo: vencedora do grupo de acesso do ano passado

Colaborou Elisa Tecles

Nenhum comentário:

Postar um comentário