sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

JB Brasília
Da Redação
27/02/2009

Depois de quatro anos em turnê pelo país, chega a Brasília o espetáculo Suíte 1, da Companhia Brasileira de Teatro, sediada em Curitiba. A peça, que será encenada pela primeira vez na capital federal, sobe ao palco do Teatro da Caixa em curta temporada, de 27 de fevereiro a 1º de março. Sexta e sábado, com sessões às 20h, e domingo, às 19h.
Escrita em 2002 pelo dramaturgo Philippe Minyana, um dos mais importantes autores franceses contemporâneos, Suíte 1 faz parte de uma trilogia criada num contexto de pesquisa e observação do homem e que se utiliza da reflexão estética e política. Para retratar a vida em sociedade e o cotidiano, o espetáculo, dirigido por Marcio Abreu, mistura poesia, crítica e bom humor.
No palco, o elenco formado por Ranieri Gonzalez, Christiane de Macedo, Chiris Gomes, Giovana Soar, Nadja Naira e Thais Tedesco encena a insistente convivência de um homem e cinco mulheres em situações alternadas e numeradas, que misturam conversas e refeições. A partir daí, buscam restituir à memória os fatos de um passado comum. Não se trata de uma trama convencional e sim de um divertido retrato do cotidiano.
O cenário de Suíte 1 é despojado: sobre um piso branco, os elementos são apenas uma mesa quadrada, sete cadeiras, um mini-refrigerador, uma cafeteira, um CD player portátil, um carrinho de bebê e um teclado. Neste ambiente, o homem e as cinco mulheres, porta-vozes do texto, reafirmam a própria existência em meio a aparente banalidade de suas vidas.
- É uma obra que nos oferece um discurso atual, revelado numa seqüência condensada de frases curtas, interrompidas, repetidas e ressignificadas, em uma espécie de partitura dramática e bem-humorada do cotidiano. Não é propriamente a transposição da fala cotidiana para a cena, mas a recriação de sua sonoridade e força poética - define o diretor Marcio Abreu.
Ficha Técnica
Texto: Philippe Minyana
Tradução: Giovana Soar
Elenco: Ranieri Gonzalez, Christiane de Macedo, Chiris Gomes, Giovana Soar, Nadja Naira e Thais Tedesco
Direção: Marcio Abreu
Cenário e Sonoplastia: Marcio Abreu
Figurinos: Maureen Miranda
Iluminação: Nadja Naira
Serviço:
Espetáculo "Suíte 1", com a Companhia Brasileira de Teatro
Data: 27 e 28 de fevereiro e 1º de março
Horário: sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 19h
Local: Teatro da Caixa - SBS Qd 4 lote 3/4, anexo do edifício Matriz da Caixa
Recepção: 3206-9448; Administração: 3206-9450; Bilheteria: 3206-6456 (aberta de quarta-feira a domingo, das 12h às 21h)
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada para estudantes, pessoas com 60 anos ou mais e empregados da Caixa)
Classificação etária: livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário