terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Artistas ligados à cultura protestam na Rodoviária do Plano Piloto

CorreioWeb
17/02/2009

Em tom de protesto, artistas do Distrito Federal ocuparam por uma hora a Rodoviária do Plano Piloto na manhã desta terça-feira (17/02).
Sob o som de marchinhas e batucadas de carnaval, coreografias de malabaristas e a participação de palhaços e bonecos de perna de pau, o cortejo seguiu para a sede da Secretaria de Cultura, localizada atrás do Teatro Nacional Claudio Santoro.
Eles reivindicam a liberação da verba do Fundo de Apoio à Cultura (FAC). Segundo os manifestantes - formado por entidades artísticas de todo o DF – desde abril de 2008 uma lei destina 0,3% da receita corrente líquida do DF para a cultura da capital como: espetáculos, produções, etc. No entanto, a quantia não foi liberada para a Secretaria de Cultura, que ainda não apresentou uma política para a cultura da cidade.
Os artistas também pedem o pagamento integral dos projetos aprovados no FAC, a abertura de concurso público para o quadro da Secretaria de Cultura, cursos de capacitação para os produtores culturais de todas as cidades e, ainda, autonomia e fortalecimento do Conselho de Cultura do DF.
Durante a carreata não houve registro de ocorrências e os artistas reivindicaram com passividade. O ato teve apoio da Associação Brasileira de Teatro, Tribos das Artes, Fórum de Teatro, Fórum de Circo, Fórum de Cultura, Cooperativa de Teatro do DF, Cei Cine, Associação dos Músicos do DF, ABVC-DF e GPC-IDA-UnB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário