quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Site de relacionamento sobre livro reúne 10 mil usuários

O Estadão
AE - Agencia Estado

25/02/2009

SÃO PAULO - Ler é hábito, prazer, passatempo, informação... Foi pensando neste comportamento que o analista de sistemas Lindenberg Moreira, de 32 anos, criou o portal (Skoob) - que significa books (livros, em inglês) de trás para frente. O site é uma rede de relacionamentos na qual o que importa saber é o que os outros estão lendo. Em três meses de existência já reúne 10 mil cadastrados.
"Tenho vários amigos que gostam de ler, e sempre nos reuníamos para conversar sobre literatura. Mas, como todos trabalham com internet, resolvemos levar essa discussão para a rede", explica Moreira.
O usuário escolhe na biblioteca virtual os livros que já leu e os que quer ler e vai montando a sua estante. A partir daí, ele pode fazer resenhas e dar estrelas para os melhores títulos que estiverem disponíveis no site. Depois, vem a parte mais interessante. Como a estante de livros de cada um é pública, os outros usuários podem ver o que você está lendo, saber o que você acha de cada livro e, claro, decidir (ou não) ler o livro do outro. No final do processo, o sistema ainda informa quantos livros e o número de páginas o cadastrado já leu, em um marcador batizado como "paginômetro".
Diferentemente do Orkut ou das redes de relacionamento pessoal, o que importa no site não são as fotos dos usuários ou para que time eles torcem, e sim o que merece ou não ser lido. O site entrou no ar no dia 1º de janeiro e tinha apenas 300 usuários e alguns poucos livros cadastrados. O sucesso foi tanto que, além dos mais de 10 mil usuários cadastrados o site já conta com 15 mil livros.
As informações são do Jornal da Tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário