terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

"Quem Quer Ser um Milionário?" é premiado em oito categorias; conheça os vencedores

da Folha Online
24/02/2009

Quem apostou que o filme "Quem Quer Ser um Milionário?", do diretor Danny Boyle, ganharia o Oscar de melhor filme, ganhou. O longa metragem, de produção inglesa e ambientado na Índia, foi o grande vencedor da noite. Das dez categorias que concorreu, conquistou oito estatuetas. Foram elas: melhor filme, melhor diretor, para Danny Boyle, melhor roteiro adaptado, melhor canção original, melhor trilha sonora, melhor edição, melhor mixagem de som e melhor fotografia.
Leia a cobertura completa da 81º edição do Oscar.
Veja, neste videocast, os principais momentos da cerimônia do Oscar 2009.
Veja trailer
Veja os vencedores do Oscar 2009
Veja galeria de fotos da cerimônia
Veja galeria de fotos do tapete vermelho.
Entenda o que é bollywood
Outro destaque na premiação foi "Milk- A Voz da Igualdade", que levou o prêmio de melhor roteiro original e de melhor ator para Sean Penn.
Heath Ledger foi homenageado com um Oscar póstumo de melhor ator coadjuvante pelo seu trabalho como Coringa por "Batman - O Cavaleiro das Trevas". O prêmio foi recebido pelos pais e pela irmã do ator.O filme ainda ganhou outra estatueta na categoria de melhor edição de som.
A britânica Kate Winslet recebeu o Oscar de melhor atriz por sua atuação em "O Leitor".
O primeiro prêmio anunciado da noite deu o Oscar para Penélope Cruz. Ela foi a primeira espanhola a ganhar na categoria melhor atriz coadjuvante por seu papel em "Vicky Cristina Barcelona".
"O Curioso Caso de Benjamin Button", filme com o maior número de indicações ao Oscar (13 no total), ficou com apenas três prêmios: melhor efeito especial, melhor maquiagem e melhor direção de arte.
O prêmio de melhor documentário curta-metragem foi para "Smile Pinki" e de melhor documentário foi para "Man on Wire".
A estueta de ouro de melhor curta foi para "Spielzeugland (Toyland)" e de melhor figurino para o filme "A duquesa".
O filme "Wall-E" levou o Oscar de melhor animação. Já "La Maison en Petits Cubes" venceu Melhor curta-metragem de animação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário