quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Tribuna do Brasil
Autor: Milene Sodré
18/02/2009

Divulgação
A Baratona segue o trio elétrico, enquanto a Baratinha, para as crianças, homenageia Athos Bulcão

Os blocos de carnaval invadem as ruas de Brasília e garantem, a quem estiver na cidade, muita diversão, samba, suor e cerveja. Ou melhor, muita diversão, axé, educação e guaraná. Melhor ainda, muita alegria e opções, que variam com o tipo de música e a faixa etária dos foliões. Carnaval em Brasília é um leque de opção cultural pra todos os gostos e idades. Confira mais dois blocos tradicionais da cidade e escolha qual melhor se encaixa com a sua alegria.
Baratona
O tradicional bloco Baratona completa 30 anos nesse Carnaval e traz para o público de Brasília muita alegria, descontração e entretenimento nos festejos carnavalescos. O bloco se concentra nos dias 22 e 24, das 18h às 20h, entre as quadras 110/210 Sul, quando parte pelo Eixão Sul com destino ao Gran Folia.
Uma caminhada de muito axé até às 24h. O bloco é uma tradição que passa de pai para filho. Os foliões de 30 anos atrás agora trazem seus filhos para se divertir. “É muito gratificante perceber que a Baratona agrada não só um folião, mas a família toda.
Pais e filhos curtindo juntos o Carnaval, com alegria e segurança. É muito bom ver isso”, acredita Esmeralda Penha, organizadora do bloco.
A Baratona sempre traz novidades com grandes atrações como cantores baianos e puxadores de trios da Bahia, que agitam o bloco interagindo com os foliões de cima de um trio elétrico. Este ano a Baratona sai com o bloco Papel Marche. Uma das preocupações dos organizadores é de sempre desempenhar um papel educativo com o bloco, divulgando campanhas, alertando seus foliões quanto à prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, a paz no trânsito, os perigos do uso abusivo de bebidas e drogas, e a proibição de venda de bebidas alcoólicas para menores.
Para seguir o trio elétrico do bloco Baratona, o participante tem duas opções: comprar um abadá, espécie de uniforme do bloco, e ficar dentro do cordão de segurança, ou acompanhar do lado de fora e curtir no esquema pipoca, que traduzindo é pular muito e solto na avenida. Os abadás serão vendidos no local e custam R$ 20.
Baratinha
O carnaval infantil mais tradicional de Brasília tem entrada franca e vai acontecer no parquinho Ana Lídia, no Parque da Cidade, nos dias 22 e 24 de fevereiro (domingo e terça-feira), das 15h às 20h. Com faixas e cartazes, as crianças vão brincar dizendo não às drogas e homenagear um dos artistas que mais contribuiu para a beleza da cidade: Athos Bulcão. A Baratinha, que é o maior bloco infantil do mundo, chega aos 19 anos destacando o trabalho de Athos Bulcão, que faleceu no final do ano passado.
Crianças simbolizando os anos de vida da Baratinha, vestindo camisetas com reproduções de azulejos do artista, vão inaugurar no domingo de Carnaval um painel ao lado do palco, retratando a obra de Bulcão. Mas nem só de homenagem vive a Baratinha. Neste Carnaval, além das marchinhas que sempre empolgaram a festa dos pequenos foliões, o bloco traz brincadeiras que fazem a alegria de toda a criança. Cama elástica, pula-pula, música, animadores e farta distribuição de brindes. Para se refrescar do calor da foliazinha, a organização promete para a meninada bastante água e refrigerante, e para adoçar mais a brincadeira muita pipoca e bala. “No ano passado tivemos um Carnaval muito animado.
Neste ano, vamos fazer ainda mais. Temos muitas brincadeiras, muita música com o Trem das Cores, a banda mais tradicional do Carnaval de Brasília, que traz um repertório direcionado para a meninada. Nós queremos uma festa bonita e que surpreenda Brasília. Assim, aumentamos o número de animadores e de seguranças, pois esperamos mais de 18 mil pessoas por dia no parquinho Ana Lídia”, informa Luiz Lima, diretor da Baratinha.
A Baratinha também vai estar presente no Gran Folia, em sua tenda animada por música e decorada com balões. Lá, as crianças vão poder dançar e se divertir à vontade.
Por questões de segurança e visando evitar transtornos para as famílias, a Baratinha avisa que crianças menores de 12 anos somente devem ir ao bloco acompanhadas dos pais ou responsáveis.
Fonte : Tribuna do Brasil
Data : 18 de fevereiro de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário