terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Morte de Buddy Holly em acidente aéreo completa 50 anos

Portal Terra
03/02/2009

RIO - Um acidente aéreo nos primeiros minutos do dia 3 de fevereiro de 1959, há 50 anos, encerrava a carreira de três importantes nomes do rock'n'roll.
A queda de um avião monomotor em um milharal em Iowa, nos Estados Unidos, matou na hora Buddy Holly, Ritchie Valens e J.P. Richardson, conhecido como The Big Bopper. Tamanha a perda do gênero que a data foi apelidada como "o dia em que a música morreu" pelo compositor Don McLean.
O acidente aconteceu pouco tempo após a decolagem, por volta da 1h da madrugada. Holly, 22 anos, Valens, 17, e Richardson, 28, haviam se apresentado em Clear Lake na noite anterior e embarcaram no avião com direção a Moorhead, em Minnesota. No entanto, o vôo durou poucos minutos e os restos da aeronave foram encontrados em um milharal coberto pela neve. O piloto, que também morreu na queda, teria se confundido em função da forte nevasca que enfrentava durante a curta viagem.
Embora o trio tenha tido sua carreira interrompida prematuramente, seus feitos foram suficientes para garantir boas páginas na história do rock e diversos nomes que foram influenciados. O estilo vocal e a guitarra estridente de Buddy Holly em canções como That'll be the day, Peggy Sue e Maybe baby ainda servem de inspiração para muitas gerações. Já Valens ficou famoso por dar uma influência latina em seu rock resultando em sucessos eternos como La bamba.
"Rival" de Elvis na época, Buddy Holly dividia os fãs como roqueiro, mas sem o mesmo apelo visual.
"Ele foi o primeiro no rock a não ser bonitinho. Na verdade um pouco nerd, com pele ruim, dentes feios e óculos. Foi o primeiro a ter energia e personalidade redefinindo a percepção da boa aparência como faria John Lenon e Mick Jagger na próxima década", diz Phillip Norman em artigo do jornal Daily Telegraph.
Influência
Entre os seguidores de Buddy Holly estão nomes influentes como Bob Dylan, Paul McCartney, Bruce Springsteen, Eric Clapton e Elton John.
"Pelo menos 40 músicas que escrevemos com os Beatles foram influenciadas por ele", diz McCartney em uma reunião de citações da New Musical Express.
"Quando eu tinha 16 ou 17 anos fui assistir a um show e ele olhou para mim. Ele era um poeta, muito a frente de seu tempo", conta ninguém menos que Bob Dylan.
Suas composições também inspiraram Mick Jagger. "Você poderia aprender com Buddy Holly como compor músicas. O jeito que ele as montava, ele era um ótimo compositor", diz o vocalista do Rolling Stones. "De todos os heróis da música, ele era o mais acessível, verdadeiro. Ele era um de nós", explica Eric Clapton.
Famoso por usar óculos de armações grossas, o roqueiro também influenciou neste campo. "Ele fez com que fosse ok usar óculos. Eu era o Buddy Holly", disse John Lennon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário