Colaboração do espectador
Autor: Milene Sodré
03/02/2009
Autor: Milene Sodré
03/02/2009
Divulgação
O projeto Teste de Audiência, da Caixa Cultural, estreia sua terceira temporada com muitas novidades.
De hoje até o mês de novembro, sempre com uma sessão por mês, os brasilienses terão a oportunidade de assistir, em primeira mão, um filme nacional, normalmente em fase de finalização, e de participar de um debate com o diretor do filme, onde poderão emitir suas opiniões sobre diversos aspectos como roteiro, trilha, duração, personagens, além de peças promocionais como cartaz e trailer.
A primeira exibição da terceira temporada será logo mais, no Teatro da Caixa, às 19h30, com entrada franca.Uma das novidades da terceira temporada do Teste de Audiência é a “Sessão Surpresa”. O espectador não saberá antecipadamente o filme que irá assistir.
Aproveitando o conceito da sessão surpresa, as estratégias de atração do público, em parceria com complexos cinematográficos e redes de locadoras em Brasília e Curitiba, permitirão a montagem de amostras mais ricas e significativas do público de cinema.
O Teste de Audiência vem sendo aprimorado desde sua primeira edição, em 2007. Ao todo, foram exibidos 16 filmes nacionais. O projeto, que é idealizado pelos cineastas Renato Barbieri e Marcio Curi, foi desenvolvido nos moldes realizados pelas cinematografias mais desenvolvidas, mas adaptado à realidade brasileira, com o objetivo de aproximar o cinema de seu público e implantar uma cultura de testes no país.O projeto já auxiliou cineastas como Paulo Morelli (Cidade dos Homens), Lina Chamie (A Via Láctea), Toni Venturi (Rita Cadillac – a Lady do Povo), Carlos Alberto Riccelli (O Signo da Cidade), José Eduardo Belmonte (Meu Mundo em Perigo), Lucia Murat (Maré, Nossa História de Amor), Tânia Quaresma (Nísia, Paulo e Josué) e Marco Altberg (Panair do Brasil). Os criadores e curadores do projeto avaliam que os objetivos foram atingidos ao longo das edições. Curi (Asacine) e Barbieri (Videografia) acreditam que o Teste de Audiência conseguiu avançar em benefício do profissionalismo e da estrutura de mercado do Cinema Brasileiro, ajudando a consolidar o setor como um importante segmento da indústria cultural e de entretenimento em nosso país.
Serviço
Projeto Teste de Audiência
Quando: Hoje
Horário: 19h30
Local: Teatro da CAIXA Cultural – SBS Qd 4 lote 3/4, anexo do edifício Matriz da CAIXA
Recepção: 3206-9448/ Administração: 3206-9450
Entrada Franca - Lotação máxima do teatro 409 lugares.
PARA PARTICIPAR
Candidatos devem encaminhar release do filme em estágio de finalização avançada. O estágio ideal é imediatamente antes da mixagem. Entretanto, poderão ser considerados filmes em etapas anteriores, desde que o corte não ultrapasse duas horas de duração e que já disponha de ao menos referência de trilha sonora. Filmes já concluídos poderão ser considerados desde que estejam absolutamente inéditos nas duas capitais. Acompanhado de um DVD com o corte mais recente os interessados devem encaminhar material para:
Candidatos devem encaminhar release do filme em estágio de finalização avançada. O estágio ideal é imediatamente antes da mixagem. Entretanto, poderão ser considerados filmes em etapas anteriores, desde que o corte não ultrapasse duas horas de duração e que já disponha de ao menos referência de trilha sonora. Filmes já concluídos poderão ser considerados desde que estejam absolutamente inéditos nas duas capitais. Acompanhado de um DVD com o corte mais recente os interessados devem encaminhar material para:
Teste de Audiência a/c Marcio Curi e Renato Barbieri no endereço CA 7 Bloco L lote 12 sala 102 - CEP 71.503-507 Lago Norte – Brasília/DF. Mais informações no site http://www.testedeaudiencia.com.br/.
GRUPO FOCAL
Na ocasião, também será realizado um grupo focal, com a participação voluntária de frequentadores de cada teste. Trata-se de uma técnica de pesquisa qualitativa, composta basicamente por entrevistas de indivíduos dispostos em grupo. Essas entrevistas não se restringem apenas às questões feitas pelos entrevistadores e às simples respostas dos participantes. O principal objetivo dessa técnica é utilizar interações de grupos para produzir dados e percepções distintas, os quais seriam menos acessíveis sem a interação promovida pelo grupo.
Na ocasião, também será realizado um grupo focal, com a participação voluntária de frequentadores de cada teste. Trata-se de uma técnica de pesquisa qualitativa, composta basicamente por entrevistas de indivíduos dispostos em grupo. Essas entrevistas não se restringem apenas às questões feitas pelos entrevistadores e às simples respostas dos participantes. O principal objetivo dessa técnica é utilizar interações de grupos para produzir dados e percepções distintas, os quais seriam menos acessíveis sem a interação promovida pelo grupo.
A metodologia propõe uma interação entre o grupo, baseadas em tópicos propostos pelo pesquisador / moderador. O grupo focal será realizado no próprio Teatro da Caixa, com um pequeno número de participantes pré-selecionados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário