terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Documentário compila shows e revê história do The Clash

JB OnLine
Ricardo Schott, Jornal do Brasil
17/02/2009

RIO - Misto de coletânea de apresentações ao vivo e documentário, The Clash live: revolution rock revela uma banda com a qual é impossível não se identificar.
Além de angariar admiradores famosos como Bob Marley, Bob Dylan e Bruce Springsteen, o quarteto de Mick Jones (voz, guitarra), Joe Strummer (voz, guitarra), Paul Simonon (baixo, voz) e Topper Headon (bateria) ainda gerou o esquema musical hínico do U2. E influenciou todo o rock brasileiro dos anos 80, de Blitz a Camisa de Vênus (que plagiaram sua Complete control na inacreditável Controle total).
O DVD não é um documentário formal. É a história da banda contada apresentação após apresentação. Com narração ao fundo, falando de fatos históricos do Clash e relatando a absorção dos punks ingleses pelo mercado americano. Agora, prepare seus conhecimentos de inglês. Em Revolution rock, não há legendas em nenhum idioma.
Rolam sucessos como Complete control e I fought the law (ao vivo no London Lyceum em 1977) e o punk-reggae Police & thieves (de Junior Marvin e Lee “Scratch” Perry, gravada em Munique, em 1977).
E a narração indica que, para além do punk, r&b e jazz foram entrando na rica receita do quarteto, cujo debute homônimo (1977) foi recusado pela CBS (hoje Sony BMG) americana, sob a alegação de que era cru demais. Coisa que músicas como White riot e What's my name (com direito a um distintíssimo tombo de Joe Strummer), resgatadas em versões raras para Revolution rock, não desmentem.
E ainda tinha I'm so bored with the U.S.A., punk melódico cujos vocais são a matriz de bandas como Green Day e Offspring. No DVD, além da versão gravada no Apollo, em Manchester, em 1978, há Jones e Strummer, em entrevista, explicando que um de seus maiores hinos punk era para ter sido uma love song, chamada I'm so bored with you. Para os fãs da primeira fase do grupo, o DVD é um grande documento, já que é a que mais aparece.
O segundo LP, Give 'em enough rope (1978), teve gravações comandadas por um produtor do Blue Oyster Cult, Sandy Pearlman, e se tornou a estréia de Jones & cia. nos EUA. O DVD resgata as pesadas e emotivas Tommy gun e Safe european home, gravadas no Music Machine, em Londres, em 1978. Já o clássico London calling (1979), que os EUA conheceram antes da Inglaterra, e o discutível triplo Sandinista (1981) aparecem menos, assim como o multiplatinado Combat rock (1982) – mas ainda há imagens raras do produtor Guy Stevens quebrando cadeiras na gravação de London..., para criar uma atmosfera de tensão que acreditava ser apropriada ao disco.
De brinde, o clashmaníaco ganha uma entrevista da banda no Tomorrow show, do apresentador Tom Snyder, no qual falam de seu primeiro grande show nos Estados Unidos, no Bond's International Casino, em Nova York, em 1981 – quando a banda que venderia seu primeiro milhão de cópias com Combat rock, no ano seguinte, percebia que já era grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário