quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Criança é tema de exposição no Museu da República

JB Brasília
Da Redação
11/02/2009

O Museu da República, na Esplanada dos Ministérios, abre nesta quinta-feira (12), ao público, a exposição Infância e Paz, criada pelo artista Toni Lucena. Grandes painéis em tecido, com imagens e textos sobre os direitos da criança, que mostram a importância dos cuidados com a primeira infância, estarão no hall térreo do museu até 15 de março e serão complementados por palestras, filmes, entrevistas e oficinas para crianças, jovens e educadores.
Como foi pensada para ser itinerante, a exposição desmontada cabe em duas malas e pode chegar a qualquer lugar. A proposta é possibilitar que as imagens e textos possam ser posteriormente levados às capitais e municípios brasileiros.
O convite foi feito pelo diretor do museu, Wagner Barja, para montar a exposição no Museu Nacional como parte do Programa da Diversidade Cultural da instituição, do qual faz parte o projeto Museu da Criança. O programa tem como objetivo ampliar a relação da instituição com a sociedade, em todos os seus extratos, trazendo-a para dentro do museu.
Formato inovadorA montagem dos painéis/bandeiras em forma de varal, resultante de debate entre os organizadores, os especialistas e o artista, foi considerada por Wagner Barja como muito apropriada, por lembrar o universo que envolve a criança, de muita roupa lavada, pendurada nas cordas com pregadores reais.
O artista Toni Lucena explica que a intenção era realmente fazer um varal, como os quintais da maioria das casas no Brasil. O grande varal tem 80 peças de tecido 100% algodão, com imagens compostas por fotos, textos, fragmentos de quadros e esboços da artista plástica Roberta Cani, com interferências de Toni Lucena impressas com tinta à base de água.
Essas imagens ilustram os cuidados prioritários e o amor que devem ser dedicados às crianças nesta fase da vida, da concepção aos seis anos de idade. Os painéis seguem uma seqüência de acordo com os temas (direitos da criança, amamentação, violência doméstica) e formam uma espécie de labirinto, que conduz o visitante.

Filmes
O evento incorporou também o projeto Direitos do Coração, que reúne uma coleção de curtas de animação produzidos com cineastas de diferentes países pelo Ofício Nacional do Filme do Canadá (National Film Board of Canada NFB) com base na Convenção das Nações Unidas sobre os direitos da criança. Os filmes, voltados para o público de 5 a 17 anos e para educadores, serão exibidos e também objeto de workshops. O projeto é difundido no Brasil pela Embaixada do Canadá.

Serviço:
Infância e Paz - Exposição de artes plásticas de Toni Lucena
Dia: a partir desta quinta-feira (12) até 15 de março
Hora: de terça-feira a domingo, das 9h às 18h30
Local: Museu da República, na Esplanada dos Ministérios
Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário