quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Turismo Cultural

Tribuna do Brasil
Várias formas de Brasília
Autor: Milene Sodré

11/02/2009

Um passeio de barco pelo Lago Paranoá revela uma nova cidade
Quem pensa que lazer e diversão em Brasília estão apenas nos bares e restaurantes da cidade se esqueceu do Lago Paranoá. Passear sobre as águas, ouvindo música, degustando de boa comida e drinks variados, além de ser testemunha de uma belíssima paisagem, não é privilégio só de quem pode ter um barco ou lancha na capital.
Desde o reveillon de 2007, o projeto Barca Brasília vem somando arte, cultura e turismo náutico ao entretenimento da cidade.
No roteiro das atividades da embarcação destacam-se o Barca Poética, onde a embarcação recebe poetas, em um sarau flutuante, que acontece nos fins de semana de lua cheia, e o Barca Musical, onde o passeio é embalado ao som de bossa nova, choro, samba, marcha, xote, baião, blues, jazz e muitos ritmos, apresentando músicos que despontam no cenário cultural de Brasília. A grande novidade para esse ano na programação foi o lançamento, no último sábado e domingo, da Barca do Cinema, com o cineasta Vladimir Carvalho, apresentando o filme Brasília Segundo Feldman.
O cinema flutuante terá uma programação que acontecerá todo fim de semana de lua nova, sempre com a presença de artistas diretamente envolvidos com a sétima arte. As expectativas quanto aos passeios não param, segundo Edmilson Figueiredo, comandante e idealizador da Barca Brasília. “No primeiro trimestre lançaremos a Barca Escola, com o projeto pedagógico “Conhecendo o Lago Paranoá”, que terá uma abordagem de educação interativa, vivencial e participativa sendo direcionado para a rede escolar do Distrito Federal”.
O passeio começa com explicações sobre os itens de segurança da embarcação. Em todos os passeios são apresentadas várias informações sobre aspectos da história e da formação geográfica do Lago Paranoá. Toda tripulação é certificada pela Marinha do Brasil com carteira de aquaviário, o que possibilita trabalhar com transporte de passageiros, e cada marinheiro, desempenha as funções específicas de convés, buscando oferecer aos passageiros um atendimento diferenciado.
A Barca Brasília possui também um sistema de passeios exclusivos e realização de eventos, que permite, durante a semana, a comemoração particular de aniversários, encontros, homenagens, reuniões e tudo mais que a imaginação indicar. O custo desses passeios exclusivos, bem como dos passeios de fim-de-semana, variam de acordo com o tipo de programação e dos itens inclusos no consumo e dos serviços.A embarcação fica atracada no cais do Bay Park Hotel, localizado no Setor de Hotéis e Turismo Norte, Trecho 2, Lote 5, nas proximidades da Vila Planalto. O estacionamento é urbanizado e o cais encontra-se em excelentes condições para o embarque e desembarque dos visitantes. Os passeios acontecem todos os sábados e domingos, às 17h.
A programação fica disponível no site www.barcabrasilia.com.br e a rota a ser seguida é escolhida na hora pelo grupo.

ROTAS TEMÁTICAS
Rota Dom Bosco
Nessa rota, a visitação dos atrativos da orla, abre um link com o sonho de Dom Bosco registrado no dia 30 de agosto de 1883.
O ponto expressivo da visitação é a Barragem do Paranoá, a Ermida Dom Bosco, o Palácio da Alvorada e o Brasília Palace Hotel.
Vale observar a Arie (Área de Relevante Interesse Ecológico) Dom Bosco, que apresenta características naturais extraordinárias para proteção e recuperação da vegetação as margens do lago, além de outros atrativos naturais e arquitetônicos.
Rota das Ilhas
Navegando nas águas represadas do Ribeirão do Torto, visita-se o Parque das Garças, tem-se uma visão privilegiada da arquitetura do Hospital Sarah Kubitschek, projetado pelo arquiteto João Filgueiras Lima, conhecido como Lelé.
Conhece-se o Morro do Careca, as Ilhas do Paranoá e do Retiro que são aflorações que ficaram expostas no espelho d’água. Dentre tantos atrativos destaca-se também a casa da Dinda, que marcou época no Governo Collor de Melo e a casa do colecionador de armas que chama muita atenção pelo valor inusitado. A navegação continua rumo ao Setor de Hotéis e Turismo Norte e suas novas construções.
Rota Garça Branca
O Parque Ecológico Garça Branca dá nome a essa rota. Localizado onde o Ribeirão do Gama e o córrego Cabeça de Veado têm suas águas represadas.
A navegação por essa rota passa pelo parque Canjerana, pelo Anfiteatro do Lago Sul, por muitas mansões e clubes náuticos. Também temos uma visão do Plano Piloto onde podemos identificar as quatro escalas do projeto urbanístico do Lúcio Costa. Brasília visitada desse ângulo possibilita a descoberta de muitas curiosidades, verdadeiros tesouros guardados a espera de serem desvendados.
Rota das Pontes
Na orla do Ribeirão Riacho Fundo, os monumentos se multiplicam. São várias pontes, clubes, pontos de encontro, shoping center, restaurantes e muito glamour. Essa é a rota da badalação, nela se concentra os locais preferidos para encontros dos vários grupos sociais de Brasília.
É um encontro com a história da ocupação do Lago e da criação da cidade. Destaque para o Setor de Clubes Sul, Pontão e Península dos Ministros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário