quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Príncipe faz curso sobre diversidade após ofender asiático

O Estadão
12/02/2009

REUTERS
LONDRES - O príncipe Harry foi colocado em um curso de igualdade e diversidade do Exército, depois de ser reprimido por ter chamado um colega asiático de "Paki" (apelido ofensivo dado a paquistaneses), informou o jornal Daily Mirror na quinta-feira.
O príncipe de 24 anos divulgou um pedido de desculpas depois de ter feito os comentários, registrados em vídeo e publicados em 2006 no site de um jornal. Ele disse que não teve malícia racista ao dizer aquilo. O primeiro-ministro, Gordon Brown, está entre as pessoas que condenaram Harry, que é neto da rainha Elizabeth e terceiro na linha de sucessão ao trono.
Este será o segundo curso do tipo a que Harry se submete. Mas, desta vez, as aulas serão mais intensivas, segundo o jornal.
O jornal acrescentou que o príncipe já recebeu reprimendas formais, e a ofensa agrava os seus registros militares. Em alguns dos vídeos publicados, Harry está detrás da câmera e pode ser ouvido caçoando do colega. "Está todo mundo aqui... ah, e também o nosso amigo 'Paki', Ahmed", disse Harry, dando um zoom no rosto de um cadete asiático, enquanto o grupo esperava em um aeroporto para embarcar num vôo para o Chipre.
A gravação foi feita um ano depois de Harry ser flagrado usando um uniforme com a suástica nazista, em uma festa a fantasia. A gafe despertou protestos internacionais. Uma porta-voz da família real disse que a questão já está resolvida.
"O príncipe Harry pediu desculpas por seus comentários", disse. "Ele se sujeitou aos procedimentos disciplinares normais do Exército, como qualquer outro militar".
(Reportagem de Tim Castle)

Nenhum comentário:

Postar um comentário