quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Espaço Basirah apresenta o primeiro espetáculo fruto da oficina de criação colaborativa para amadores em dança

Jornal de Brasilia
Clica Brasília

Fazer dança.
Uma oportunidade nova que a oficina de criação colaborativa para amadores em dança ofereceu aos estudantes da primeira turma ao longo de 2008.

Realizada pelos intérpretes do baSiraH Lívia Frazão e Édi Oliveira dentro do próprio Espaço baSiraH, a idéia era proporcionar uma experiência colaborativa de criação dentro da linguagem da dança contemporânea, não apenas uma tradicional "aula de dança".

"Sabemos, a partir de nossas experiências dentro de sala de aula com alunos de dança e de teatro, que existe uma diferença entre o fazer aula de dança e o pensar o como fazer arte", comenta Lívia Frazão.

Para a criação do espetáculo, foi proposto ao grupo não uma idéia fechada, uma concepção pronta e previamente estruturada, mas lançada aos alunos a temática sobre a questão do tempo: elemento muito estudado em dança como constitutivo de coreografias. A evolução do processo gerou um espetáculo que aborda como tema as diversas percepções sobre o tempo, tais como: fragmentação do tempo em unidades de movimento, a necessidade da pausa e do repouso, a oposição lentidão/rapidez, a relação memória/tempo/lembrança, ou o estranhamento da lentidão. O espetáculo induz os intérpretes a experimentar a relação tempo/movimento/espaço, e se propõe oferecer ao espectador uma percepção sensível do tempo que vai além da aceleração e do formato "vídeo-clip" imposto pelo modus vivendi das sociedades atuais.

"Os intérpretes foram levados a refletir sobre essa questão e a visitar suas lembranças, de maneira a identificar as próprias percepções e interpretações referentes ao tema, reflexões estas que alimentaram o imaginário poético do espetáculo e ofereceram rico material para composição coreográfica". O processo participativo da oficina não restringiu-se apenas a interpretação e concepção.

Profissionais das áreas de iluminação, figurino, cenografia e produção foram reunidos para passar conhecimento aos alunos nas suas respectivas áreas de conhecimento. Após essa etapa, os alunos, sob direção dos profissionais, passaram para a fase de concepção e produção dos elementos cênicos do espetáculo, fechando o processo integrado de aprendizagem.


Serviço
... E AO MESMO TEMPO
Espetáculo de dança contemporânea
De 12 a 15 de FevereiroHorário: quinta a sábado, às 21h.
Domingo, às 20h
Local: Teatro SESC Garagem (913 sul)
ENTRADA FRANCA

2 comentários: