sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Foto de disputa de terras na Amazônia recebe prêmio internacional

Folha OnLine
13/02/2009

O brasileiro Luiz Vasconcelos foi o vencedor da categoria Notícias Gerais do World Press Photo 2009, o maior prêmio do fotojornalismo mundial.
A foto premiada foi publicada originalmente no jornal "A Crítica", de Manaus (AM), em 10 de março de 2008, e mostra uma mulher indígena enfrentando um batalhão de policiais em uma disputa por terras.
Efe
A foto premiada foi publicada originalmente no jornal "A Crítica", de Manaus (AM), em 10 de março de 2008
O principal prêmio, o de melhor foto do ano, foi para o americano Anthony Suau, com o registro de um momento dramático provocado pela crise econômica nos Estados Unidos.
A imagem, em que um policial faz uma inspeção em uma casa de Cleveland, após os proprietários serem despejados, fez parte de uma reportagem publicada em março de 2008 pela revista "Time".

Outros brasileiros
Além de Vasconcelos, outros dois brasileiros foram reconhecidos pelo prêmio. Eraldo Perez, da agência "Associated Press", recebeu menção honrosa na categoria Cotidiano por uma foto que mostra pessoas em volta do corpo de Thiago Franklino Lima, na favela do Coque, no Recife.
Já André Vieira, da "Focus Photo und Presse Agentur", ficou em terceiro lugar na categoria Artes e Entretenimento por um registro do estilista angolano Xhunos, feita em Luanda.
A entrega dos prêmios ocorre no dia 3 de maio em Amsterdã, na Holanda. As fotos serão exibidas ao público a partir do dia seguinte na cidade antes de passarem por mais de 100 localidades em todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário