Lia Kunzler
09/02/2009
Todos os anos, a Festa Literária Internacional de Parati, no Rio de Janeiro, movimenta o mercado literário do Brasil e os intelectuais do país. O evento ganhou até apelido carinhoso: Flip. De 12 a 14 de fevereiro, outra cidade considerada patrimônio cultural, Pirenópolis, em Goiás, terá um evento semelhante.A Festa Literária de Pirenópolis, ou Flipiri para os íntimos, reunirá atividades e oficinas ligadas à literatura, como contação de histórias, bate-papo com escritores e oficinas de produção de texto, além de apresentações de espetáculos teatrais e leituras dramáticas, mostras cinematográficas e shows musicais.
Todas as atividades serão gratuitas e muitas delas apresentadas por artistas de Pirenópolis. Além de divulgar os artistas locais, a feira também homenageará alguns escritores.
O primeiro a receber a menção será o vencedor do prêmio Jabuti/2008 na categoria ficção, o escritor Ignácio de Loyola Brandão. Maria Eunice Pereira e Pina também receberá uma homenagem, neste caso póstuma, em reconhecimento ao trabalho desta escritora, que fundou a Academia Pirenopolina de Letras, Artes e Música.
Nos três dias de festa, a Flipiri irá ocupar importantes pontos de divulgação cultural no Centro Histórico de Pirenópolis. A Casa de Câmara e Cadeia da cidade abrigará um ponto de encontro, com contações de histórias e bate-papos com escritores, além de uma livraria e um café literário. O Cine-Teatro Pirineus terá bate-papos com escritores, contações de histórias, além das mostras cinematográficas, apresentação de espetáculos teatrais e leituras dramáticas.
Os participantes e visitantes da festa que quiserem informações sobre a programação poderão se dirigir à Casa de Câmara e Cadeia de Pirenópolis onde vai funcionar, nos três dias de festa, uma central de informações.
EstudantesA feira tem como principal propósito estimular a leitura entre os jovens. Para isso, haverá uma grande diversidade de livros e atividades disponíveis ao público infanto-juvenil. Todos os participantes da feira terão a oportunidade de ter um contato mais próximo com a literatura.
Em parceria com a Secretaria de Educação do Município de Pirenópolis, a produção da Flipiri agendará a visita de estudantes de 18 escolas locais e de cidades próximas para desenvolver atividades.
A Prefeitura de Pirenópolis doará livros dos autores que participarão da festa às escolas convidadas, com o objetivo de que os alunos tenham contato com as obras discutidas durante a I Flipiri, antes de participarem das atividades da festa.
Serviço:
I Flipiri, Literatura e Cultura Popular
Local: Centro Histórico, Cine-Teatro Pirineus e Casa de Câmara e Cadeia de PirenópolisData: de 12 a 14 de fevereiro de 2009Hora: das 9h às 22h
I Flipiri, Literatura e Cultura Popular
Local: Centro Histórico, Cine-Teatro Pirineus e Casa de Câmara e Cadeia de PirenópolisData: de 12 a 14 de fevereiro de 2009Hora: das 9h às 22h
Informações: (62) 8132-9145, (61) 8137-3993 e (61) 8402-0813
Entrada gratuita e classificação livre

Nenhum comentário:
Postar um comentário