Do Correiobraziliense.com.br
03/02/2009
“Impacto visual” é o que o cubano Carlos Garaicoa espera provocar nos espectadores. O artista plástico traz a Brasília uma seleção inédita de seus melhores trabalhos para a exposição Garaicoa, que ocupa o Centro Cultural Banco do Brasil até o dia 22 de março. Ao todo, são 21 obras entre instalações, vídeo, fotografias, maquetes e desenhos.
A arte de Garaicoa exibe a habilidade da arquitetura em alterar o curso da história. É através dela que o artista mostra a relação que as pessoas têm com o lugar onde vivem.
“São as marcas das pessoas nas construções, elas é que determinam as mudanças de cada local. A arte dele é puramente conceitual, cada uma das instalações reflete determinados conteúdos sociais”, revela Rodolfo de Athayde, que assume a curadoria da exposição ao lado de Ania Rodriguez.
Enquanto seus trabalhos abordam as várias cidades e locais ao redor do mundo, o tema principal é a cidade natal do autor, Havana. Os vários edifícios inacabados e outros tantos que desaparecem pela ação infalível do tempo são um verdadeiro laboratório para a criatividade de Garaicoa. “Mas não se limita apenas a Havana, é um pensamento geral.
Todas as cidades devem observar o urbano como elemento de discussão”, diz o curador. Entre as obras, destaca-se a instalação De como minha Biblioteca Brasileira se Alimenta de Fragmentos de uma Realidade Concreta, que expressa a vivência de Garaicoa no Brasil.
Outro destaque é A Habitação de minha Negatividade, onde o artista expõe sua intimidade existencial e faz a palavra virar sujeito de reflexão e objeto de arte.
"O público precisa ter contato com a obra para entender o contexto e o significado dos títulos das obras de Carlos", convida Athayde.
Embora a exposição seja inédita, feita especialmente para o Brasil, as obras de Garaicoa já percorreram diversos países como Estado Unidos, Itália, Canadá, Espanha, China, entre outros. A visitação pode ser feita de terça a domingo, das 9h às 21h.
O evento é livre para todas as idades. Entrada franca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário