terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Cinema polonês em destaque nesta terça-feira no CCBB

Do Correiobraziliense.com.br
17/02/2009


Nesta terça-feira, dentro da mostra 100 Anos da Cinematografia Polonesa, críticas ao conformismo da classe mais culta da sociedade e uma simples história romântica entrelaçada a episódios da vida dos teatros estudantis dos anos 1950 estão nos filmes em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil.
Às 18h30, a opção é Mimetismo, de Krzysztof Zanussi, considerado uma das obras mais importantes do “cinema de inquietação moral”. De 1976, a produção conta a história do jovem Jarosław — encarregado dos assuntos organizacionais num acampamento universitário —, que tenta tratar os estudantes com igualdade e parceria, e se esforça pelo bom andamento do Concurso de Trabalhos Científicos dos jovens linguistas, principal objetivo do encontro. Apesar dos avisos que recebe sobre a antipatia do vice-reitor em relação ao centro científico da cidade de Torun, ele aceita para o concurso um trabalho atrasado vindo de lá.
Como nos filmes característico da onda, a ação do personagem que se opõe às regras por razões éticas acaba por comprometer sua vida pessoal e profissional. Já às 20h30, o CCBB exibe Tchau, até Amanhã, de Janusz Morgenstern.
O encontro entre os apaixonados Jacek e Margueritte divide os 80 minutos da fita de 1960 com cenas inesquecíveis do teatro estudantil da década de 1950. As inserções — com a participação de criadores e autores dos teatrinhos Bim-Bom e Co To — quebram o enredo principal da ação, proporcionando ao conjunto uma liberdade artística externada pela nouvelle vague francesa, que então dava seus primeiros passos. As duas atrações da noite não são recomendadas para menores de 16 anos.
A programação da mostra — com curadoria da Embaixada Polonesa — tem entrada franca e segue até o dia 1º de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário