05/02/2009
Ed Alves
A Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro (Aruc) promete levantar o Ceilâmbódromo neste ano e surpreender a todos com o tema-enredo escolhido para o desfile: “O Gavião abre as Asas para Joãosinho Trinta, o Mago do Carnaval”.Ele mesmo, Joãosinho Trinta, o carnavalesco mais conhecido e consagrado do carnaval carioca será homenageado pela Aruc em Brasília, que aposta em seu enredo para garantir mais uma vitória à comunidade do Cruzeiro.
Além do samba-enredo, três carros alegóricos, nove alas e cerca de 1.200 pessoas vão contar a vida e história de Joãosinho Trinta. Desde sua saída de São Luiz (MA), cidade natal do carnavalesco, passando pelo reconhecimento de sua arte no Rio de Janeiro, até sua chegada à capital federal. “O Carnaval se resume assim: antes de Joãosinho Trinta e depois.
Ele causou uma revolução no carnaval carioca”, declara um dos carnavalescos da escola de samba da Aruc, Wellington Campos Vareta.Dia 24 de fevereiro, terça-feira de Carnaval, é o dia D para a Aruc. Data que a escola vai entrar na avenida e representar com destaque sua comunidade.
A responsabilidade de desfilar Joãosinho Trinta no Ceilâmbódromo chega mais à tona a cada dia que passa.Enquanto o esperado dia não chega, a preparação é árdua no barracão do Cruzeiro. “Estamos trabalhando 48 horas por dia”, brinca Vareta. Além dos três carros alegóricos, quase mil fantasias devem ficar prontas no máximo até o último domingo antes do desfile. Elas virão direto do Rio de Janeiro. Segundo o carnavalesco Vereta, em Brasília não existe mão-de-obra especializada para a elaboração das roupas. “Aqui não tem material, quando tem é caríssimo”, contou.O primeiro carro que vai abrir o desfile da Aruc trará o Gavião, símbolo da escola. O segundo vai representar o teatro, que marcou uma das fases da vida de Joãosinho Trinta.
Já os principais enredos criados pelo carnavalesco nas escolas de samba por onde passou serão contados no terceiro carro do desfile.A afinidade pelos míticos deuses africanos, o luxo e requinte com que faziam seus carnavais também serão mostrados nas alas da escola. Para Joãosinho, ser tema enredo no Carnaval é mais que um prazer. “Estou honrado pela homenagem da Aruc, a escola mais antiga e mais premiada do carnaval de Brasília. Eu recebo essa homenagem com muita honra, ainda mais porque agora também sou cidadão honorário de Brasília”, disse, contente, o carnavalesco e ainda revelou: “depois desse carnaval, vamos iniciar no DF, com toda a força, um trabalho de profissionalização e capacitação de todos os que trabalham nas escolas de samba de Brasília”.
.

Nenhum comentário:
Postar um comentário