quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Teatro da Caixa apresenta hoje a peça 'Loucos por Amor'

JB Caderno de Brasília
Da Redação
04/02/2009

A Caixa Cultural Brasília inicia sua programação 2009 de teatro com texto de um dos mais proeminentes escritores do cenário teatral contemporâneo, o norte-americano Sam Shepard.
Com patrocínio da caixa, Loucos por Amor, espetáculo levado aos palcos pelo Grupo Já da Cooperativa Paulista de Teatro (com o ator convidado Umberto Magnani comemorando seus 40 anos de carreira), será encenado no Teatro da Caixa nos dias 30 e 31 de janeiro e 1º de fevereiro.
Sexta e sábado com sessão às 20h e domingo, às 19h. O grupo apresenta, ao longo de todo final de semana, uma exposição fotográfica em comemoração aos 40 anos de carreira de Umberto Magnani. O texto de Loucos por Amor é considerado pela crítica como um dos pontos altos da extensa obra dramatúrgica de Sam Shepard.
O poder de síntese presente no espetáculo surpreende a cada cena e revela um escritor maduro, senhor de seus recursos e livre para aventurar-se pelos caminhos das contradições que assolam seus personagens. Loucos por Amor gira em torno do triângulo amoroso formado por Eddie, May e Martin. Em um hotel de beira de estrada, Eddie acaba de reencontrar May, que tentava reconstruir sua vida longe dele. A relação entre o casal é cheia de conflitos, traição, acusações e violência. Neste tenso clima, surge Martin, um novo amigo que se vê no fogo cruzado entre os dois amantes. Sem ser possível determinar o que é verdade e o que é mentira, surge paralelamente à cena o Velho, personagem que traz à tona o passado e confronta a memória dos personagens. A atmosfera criada por Sam Shepard em Loucos por Amor envolve seres humanos que parecem vagar pelos descaminhos da contemporaneidade, vítimas e algozes, agentes e pacientes.
Ao mesmo tempo em que contemplam horrorizados essa situação, alimentam uma existência que insiste em revelar a ausência de significação, de objetivos e de metas. São seres que se entregam ao exercício da paixão, buscando obcecadamente experiências intensas. O resultado é uma obra que impede o espectador de ficar indiferente diante de tamanha vibração e contundência. Sam Shepard constrói em Loucos por Amor uma peça enxuta, mas contendo vários planos narrativos simultâneos, além de propor elementos sedutores e misteriosos na estrutura cenográfica e sonora que envolve a trama.
Paredes que ouvem e falam, misteriosas amplificações sonoras, presenças incógnitas, invisíveis, mas sempre ameaçadoras, contribuem para criar um clima de mistério e suspense com fortes doses de lirismo. Loucos por Amor traz no elenco Charles Geraldi (Eddie), Rennata Airoldi (May), Paulo de Almeida (Martin) e Umberto Magnani (Velho), que comemora com o espetáculo 40 anos de carreira.
A direção é de Francisco Medeiros e a tradução do texto de Alexandre Tenório.

Serviço:
Espetáculo Loucos por Amor, com o Grupo Já
Dias: 30 e 31 de janeiro e 1º de fevereiro de 2009
Horários: Sexta e sábado (dias 30 e 31), às 20h, e domingo (dia 1º), às 19h
Local: Teatro da Caixa - SBS Qd 4 lotes 3/4, anexo do edifício Matriz
Bilheteria: 3206-6456 (aberta de terça a domingo, de 12h às 21h)
Ingressos para os espetáculos: R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia-entrada para estudantes, pessoas com 60 anos ou mais, professores e empregados da Caixa)
Entrada gratuita para alunos da Rede Pública de Ensino (até 20% dos lugares)
Duração: 80 minutos
Classificação etária: recomendado para maiores de 14 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário