quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Percussionista Leander Motta apresenta tradicionais marchinhas de carnaval

Letícia de Souza
Do Correiobraziliense.com.br
11/02/2009

Além de tocar, músico contará um pouco da história do carnaval brasileiro
O percussionista e baterista brasiliense Leander Motta cresceu influenciado pela música.
Na década de 1930, seu avô trabalhava como locutor na antiga rádio carioca Cruzeiro do Sul - que fora incorporada pela Rádio Nacional, criada em 1936. Lá, tornou-se amigo de artistas como Carmem Miranda, Emilinha Borba e Dalva de Oliveira.
“As histórias daquele período foram transmitidas do meu avô para a minha mãe. Ficaram tão latentes que ela me contou várias curiosidades sobre o choro, o samba. Daí vem minha paixão”, revela Leander, ressaltando que parte do acervo da Rádio Nacional pertence à família, em Brasília desde 1957.
Todo esse material e viagens frequentes ao Rio de Janeiro contribuíram para que o músico de 42 anos se aprofundasse na história do carnaval brasileiro. História contada e tocada nesta quarta-feira pela série Noites Carnavalescas, do projeto Terraço Instrumental.
A partir das 19h30, no palco da Praça das Palmeiras do Terraço Shopping, o percussionista vai apresentar tradicionais marchinhas de samba, frevo, valsa e baião, em um passeio que vai de 1899 (data do sucesso Ó Abre Alas, de Chiquinha Gonzaga) até os dias atuais.
O repertório inclui, por exemplo, Pra você gostar de mim - marcha de Joubert de Carvalho, famosa pela interpretação de Carmem Miranda, Bandeira Branca, de Max Nunes e Laércio Alves, Acorda, Maria Bonita, de Antônio dos Santos, e A filha da Chiquita Bacana, de Caetano Veloso. Leander Motta será acompanhado por Fernando César (violão de 7 cordas), Pedro Vasconcelos (cavaquinho), Bruno Patrício (saxofone) e Kadu (surdo). Também receberá o sambista Carlos Elias, que, ao lado dele, fará uma espécie de linha do tempo do samba.
O show tem entrada franca.
Classificação indicativa livre.

Um comentário:

  1. Ola prezado Srs. me chamo Wagner Farias, mas conhecido nas quadras da asa norte como "Merela" apelido que ganhei ai aos meus 09 de idade.. a 19 resido em Jacraipe um lindo litoral de Vitoria-es... acabei de fazer uma marcha carnavalesca e queria passar pra que vcs... wagnermerela@hotmail.com w.merela@ig.com.br

    ResponderExcluir