sábado, 14 de fevereiro de 2009

Encontro de blocos tradicionais abre carnaval de rua em Brasília

Jornal de Brasília
14/02/2009

Encontro de blocos tradicionais da cidade abre o carnaval de rua Brasília - Um encontro entre oito blocos tradicionais de Brasília abriu hoje (14) o carnaval de rua da capital federal. A festa começou no início da tarde, na quadra 302 Norte, no Plano Piloto, com a participação dos blocos Mamãe Taguá, Meninos da Ceilândia, Asé Dudu, Galinho de Brasília, Pacotão, Baratona, Baratinha e Bloco dos Raparigueiros.
Esses blocos esperam reunir durante o carnaval 300 mil pessoas, segundo Jean de Souza Costa, organizador do evento deste sábado. Até o início da noite, aproximadamente 200 pessoas se concentravam atrás do trio elétrico Trem das Cores.
Uma delas era a comerciária Janaína América, de 27 anos, que deixou o trabalho no meio da tarde para aproveitar a festa. No início, ela era praticamente a única a dançar atrás do trio. Mas não demorou muito para que outras pessoas criassem coragem para cair na folia.
Jean Costa reclama da dificuldade de realizar o carnaval de rua em Brasília, onde a população se divide entre os que gostam das folia de Momo aos sons dos trios e batuques dos blocos e os que protestam a favor do total silêncio.
"Aqui é um pouco difícil, porque o poder econômico e os interesses individuais prevalecem sobre o interesse maior, que é o da população. Nós trouxemos o turismo e muitos empregos", disse.
Ele informou também que a solução deverá ser a criação do circuito Gran Folia em um trecho da Esplanada dos Ministérios, no centro da capital federal, para concentrar o carnaval de rua longe das quadras residenciais.
A medida faz parte de um acerto entre o Ministério Público e o Governo do Distrito Federal para solucionar o problema, segundo Jean Costa, que considera a medida paliativa. A idéia é que os blocos continuem saindo das quadras do Plano Piloto, mas se concentrem no circuito.
Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário