terça-feira, 19 de maio de 2009

Terceiro show do projeto em homenagem a Dolores Duran é a opção da noite

Correio Braziliense
19/05/2009
Irlam Rocha Lima

Denise Duran, irmã da homenageada, divide o palco com mais duas convidadas
Felipe Gordon/Divulgação


Admirada e reverenciada por músicos que conviveram com ela, Dolores Duran virou referência para artistas surgidas depois, que elogiam sua contribuição para a modernização da música popular brasileira. Entre elas, estão Claudette Soares e Izzy Gordon, protagonistas do terceiro show do projeto em homenagem à cantora carioca, nesta terça, às 13h e às 21h, no teatro do Centro Cultural Banco do Brasil.

Embora pertençam a diferentes gerações, Claudette e Izzy deixam claro o quanto Dolores foi importante em suas trajetórias. A primeira iniciava a carreira quando a autora de A noite do meu bem brilhava intensamente no palco dos night clubs de Copacabana e adjacências, no fim do anos 1950. A outra, mesmo não a tendo conhecido pessoalmente, foi de certa forma herdeira do legado deixado por ela.

"Dolores era uma das estrelas da noite carioca, um pouco antes do advento da bossa nova. Quando a conheci, ela cantava na boate do Hotel Plaza, na Avenida Princesa Isabel, em Copacabana. Vivia cercada de amigos, como Antônio Maria, Billy Blanco e Marisa Gata Mansa. Encontrei ela depois em vários lugares, como nas casas de Tom Jobim e Flávio Cavalcanti e nos corredores da TV Tupi, mas me limitava a cumprimentá-la, guardando distância respeitosa", recorda-se Claudette.

Cantora que passou por diversos movimentos, que se destacou como intérprete de voz afinada e inconfundível, Claudette Soares chegou a gravar dois LPs com Dick Farney só com músicas de Dolores Duran. No ano passado, participou da coletânea Canções de Dolores Duran, na qual interpretou a pouco conhecida Não me culpe.

"Fiquei feliz e honrada com o convite para participar do projeto O Lado B de Dolores Duran. Além de Não me culpe, vou cantar Ternura antiga e a belíssima Canção da tristeza e falar um pouco dessa artista iluminada que deixou uma obra não muito extensa, ma recheada de pérolas do nosso cancioneiro", comemora Claudette, que dividirá o palco do CCBB com Denise Duran e Izzy Gordon,– irmã e sobrinha da homenageada.

Bossa e jazz
A bossa e o jazz estiveram sempre presentes na caminhada artística de Izzy Gordon, filha de Dave Gordon e de Denis Duran, iniciada há 20 anos. Foi por meio da mãe que tomou contato com as canções da tia. "Busquei conhecer melhor Dolores ouvindo suas músicas, prestando atenção nas letras, que trazem histórias de amor, ciúme, abandono, vida. Ela colocava muito sentimento tanto ao interpretar as próprias composições como as de outros atores", afirma, citando A banca do distinto e Tome continha de você.

Izzy se destacou em musicais e ao integrar grupos como o Grêmio Recreativo Amigos do Samba Rock Funk Soul, com o qual gravou o CD Via Paulista, ao lado de Jorge Ben Jor. Seu primeiro álbum solo, lançado há três anos, é todo dedicado à obra de Dolores Duran e fez parte da série Aos mestres com carinho, do selo paulistano Rio 8. Foi desse disco que ela selecionou músicas para o show desta noite.

Os aplausos do público brasiliense, que recebeu na terça-feira passada, quando se apresentou junto com Pery Ribeiro e Os Cariocas, deixaram Denise Duran emocionada. "Vou voltar a Brasília para minha segunda participação no projeto feliz da vida. Senti como a plateia da capital é receptiva, calorosa, e percebi como foi reverente à Dolores". No palco do CCBB, Denise, Izzy e Claudette terão a companhia de Moisés Alves (teclados), Abel Cardoso (guitarra), Leandro Matsumoto (baixo), Adão Júnior Vargas (bateria) e João Faria (baixo).

SERVIÇO

Diversos shows em homenagem aos 50 anos de morte da cantora pelo projeto O Lado B de Dolores Duran


05/05
Soraya Ravenle e Leny Andrade
Banda: José Fernando Merlino (piano) Erivelton Silva (bateria) Jamil Joanes dos Santos( baixo elétrico)

12/05
Denise Duran, Pery Ribeiro e Os Cariocas
Banda: José Fernando Merlino (piano) e “Os Cariocas” - Severino de Araújo Filho (piano) Eloi Quarterone Texeira (violão) Neil Texeira (baixo) Ernani Castro (bateria)

19/05
Denise Duran, Izzy Gordon e Claudete Soares
Banda: Moisés Alves (teclado) Abel Cardoso (guitarra) Leandro Matsumoto (baixo) Adão Junior Vargas (bateria) João Faria (baixo)

26/05
Soraya Ravenle e Quarteto em Cy
Banda: Misael da Hora (piano) Chico Faria (violão) João César Cortez (bateria)

Obs:A sessão das 13h é gratuita. A venda antecipada de ingressos inicia-se na terça-feira da semana anterior à do espetáculo, restrita a quatro ingressos por pessoa.

Local: Centro Cultural Banco do Brasil - SCES, Tr. 2, Lt. 22 - Asa Sul - 3310-7087
Data: Terça, às 13h e às 21h
Preço inteira: R$ 15
Preço meia: R$ 7,50
De: 05/05/2009
Até: 26/05/2009
Informações: (61) 3310-7087

Nenhum comentário:

Postar um comentário