segunda-feira, 4 de maio de 2009

Começa hoje mostra latino-americana de teatro no CCSP

O Estadão
AE - Agencia Estado
04/05/2009

SÃO PAULO - O surto de gripe suína quase tira o grupo mexicano Delta Teatro da programação da IV Mostra Latino-Americana de Teatro, que começa hoje, em São Paulo. "Houve um momento de apreensão, mas a chegada deles ficou para o dia 5. Os mexicanos estão confirmados. Eles vão apresentar, no dia 8, a peça El Angel de Voz Dura...Uma Historia del Che Guevara", avisa Ney Piacentini, presidente da Cooperativa Paulista de Teatro e curador do evento.

Em sua quarta edição, a mostra, que tem como tema ''Tradição e Atualidade'', irá apresentar 12 companhias - representando seis países. O evento vai acontecer nas salas do Centro Cultural São Paulo, de hoje até domingo (dia 10). Tudo de graça. Quase todas as peças são inéditas, com exceção de Volta ao Dia, da Cia Brasileira de Teatro, e de A Brava, apresentada pela Brava Companhia de São Paulo. As companhias participantes também vão apresentar ao público seu método de trabalho, durante ensaios abertos e workshops.

"Ainda não é possível identificar qual é a cara do teatro latino-americano. Não dá para dizer se é psicológico, engajado ou o quê. Mas, com a Mostra, estamos dando o primeiro passo para a criação de uma liga teatral Latino-Americana. Assim, as coisas vão ficar mais claras", comenta Piacentini.

Piacentini aponta alguns espetáculos e companhias que considera imperdíveis. "São muitos, mas tem o Yuyachkani, do Peru; e El Galpón, do Uruguai", diz. Hoje, às 18h, na sala Jardel Filho, o destaque é El Último Ensayo, da trupe peruana. Amanhã, às 21h, é a vez de a Brava Companhia apresentar A Brava, com base na história de Joana D?Arc. Também vale espiar as peças Un Hombre Es Un Hombre, do Uruguai (dia 7, às 21h, na sala Jardel Filho), e El Angel de Voz Dura..., do México (dia 8, às 21h, na sala Jardel Filho).

As informações são do Jornal da Tarde.

IV Mostra Latino-Americana de Teatro.
De 4 a 10 de maio.
Espetáculos às 12h, 14h, 18h, 20h e 21h.
Centro Cultural São Paulo: Rua Vergueiro, 1.000, Paraíso.
Tel: (011) 3397 - 4000.
Grátis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário