quarta-feira, 6 de maio de 2009

Cat Stevens diz que música do Coldplay 'parece' sua canção

O Estadão
REUTERS
06/05/2009

NOVA YORK - O cantor e compositor Cat Stevens concordou na segunda-feira que a canção "Viva La Vida", do Coldplay, parece com uma música sua de 1973, mas não chegou a dizer se vai processar a banda por plágio.

"Meu filho chamou minha atenção a isso. Ele falou: 'Isso não parece 'Foreigner Suite'?", disse o músico, hoje conhecido como Yusuf Islam, à Reuters.

"A canção sem dúvida parece com a minha. Tem acordes tão lógicos, e a melodia tem que ser o que é..."

Indagado, em entrevista telefônica concedida desde Londres, se vai levar a questão à Justiça, Islam, de 60 anos, disse: "Depende de quão bem Satriani se sair".

O guitarrista norte-americano Joe Satriani moveu uma ação contra o Coldplay, acusando a banda britânica de infração de copyright. Ele alega que partes substanciais de sua canção "If I Could fly" são recicladas em "Viva La Vida" e pediu indenização.

Islam, cujo novo álbum, "Roadsinger", chega às lojas nesta terça, 5 de maio, não pôde apresentar-se num concerto em Nova York no domingo em função de problemas com "autorização de trabalho".

Muçulmano convertido, o cantor disse que o problema não está relacionado ao fato de ele ter tido seu ingresso nos EUA negado cinco anos atrás porque seu nome constava de uma lista de pessoas a quem o governo negou entrada no país.

"Foi apenas adiada por uma semana", disse, referindo-se a sua viagem aos EUA para promover o novo álbum. "No dia em que eu estava programado para ir à embaixada americana, eles tinham implementado um novo sistema. Havia diabinhos atrapalhando as coisas, mas eles (os funcionários da embaixada) foram muito simpáticos."

(Por Steve James)

Nenhum comentário:

Postar um comentário