terça-feira, 5 de maio de 2009

Festival em SP traz peça inédita de Harold Pinter

LUCAS NEVES
da Folha de S.Paulo
05/05/2009

A penúltima peça do Nobel Harold Pinter, uma videoinstalação interativa inspirada no clássico hitchcockiano "Disque M para Matar" e uma coreografia que dialoga com as esculturas de Henry Moore são alguns dos destaques do 13º Cultura Inglesa Festival, que começa hoje, em São Paulo --com ramificações no interior do Estado, em Santa Catarina e no Paraná.

Além das mostras de artes visuais e espetáculos de teatro e dança, a programação prevê a exibição de curtas-metragens e a realização de duas palestras sobre documentário, com o professor norte-americano Bill Nichols. O evento vai até 12/6.

Bia Ferrer/Divulgação

Alexandre Freitas e Juliana Vedovato em "Celebração", peça de Harold Pinter inédita no Brasil que será encenada em SP

Apesar de ter revelado nomes em outras áreas --como o jovem cineasta Esmir Filho, que teve seu primeiro curta, "Alguma Coisa Assim", exibido ali antes de ir à Semana da Crítica do Festival de Cannes 2006--, o Cultura Inglesa vem ganhando fama como incubador de sucessos do teatro.

Foi lá que estreou, há dois anos, a comédia "A Festa de Abigaiu", de Mike Leigh, vista por cerca de 40 mil pessoas em cinco temporadas. Outros "filhos pródigos" são os espetáculos "Amigos Ausentes" (2008), de Alan Ayckbourn, e "Closer" (2007), de Patrick Marber.

Nesta edição, estreia "Celebração", penúltima peça de Harold Pinter (1930-2008), nunca montada no Brasil. A habilidade do dramaturgo em envolver situações prosaicas em um clima de tensão permanente aparece aqui na história de um jantar em que os dados biográficos de três casais são aos poucos descortinados. A direção é de Eric Lenate, revelado no CPT com "O Céu Cinco Minutos Antes da Tempestade" (2008).

"O Fantástico Reparador de Feridas", de Brian Friel (o mesmo de "Molly Sweeney"), e "Honey", de Shelagh Delaney, também estão na escalação do teatro adulto.

A entrada para as mostras de artes visuais, no Centro Brasileiro Britânico, é gratuita. Para os outros eventos, o ingresso é um livro (novo ou usado).

Veja a programação completa em www.culturainglesasp.com./festival.

Nenhum comentário:

Postar um comentário