segunda-feira, 4 de maio de 2009

Michael Willens rege a OSTNCS

Do Site da Secretaria de Cultura do DF
Em 04/05/2009

Na foto, a mezzo-soprano Luciana Bueno


A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS) receberá nesta terça-feira (5), às 20h, para o concerto 'Haydn e Seus Contemporâneos' o renomado maestro Michael Willens e a mezzo-soprano Luciana Bueno. No repertório, composições de Joseph Haydn, Sigismund Neukomm e Johann Wilhelm Wilms.

O Maestro Michael Alexander Willens formou-se pela Juilliard School de Nova Iorque, onde estudou regência com John Nelson, Louis-Jacques Monod, Harold Faberman e Leonard Bernstein, além do professor de coral, Paul Vorwerk. Michael Willens é diretor musical da Die Kölner Akademie, um grupo estabelecido na cidade de Colônia na Alemanha, que trabalha o ano todo utilizando, não só instrumentos convencionais, mas instrumentos experimentais. Sua ampla experiência lhe deu uma incomparável profundidade e familiaridade com a execução prática de estilos que vão do Barroco, Clássico e Romântico, passando pelo Contemporâneo. Já realizou séries de concertos com grandes intérpretes no Lincoln Center em Nova Iorque, e em importantes festivais de música na Alemanha, Áustria, França, Espanha, Holanda, Bélgica, Itália, Estônia e Islândia, onde foi aclamado pela crítica especializada e pelo público. Muitas dessas performances foram transmitidas ao vivo pelas emissoras de televisão e outras foram gravadas para posterior exibição.

Além do desempenho e do grande repertório, Michael Willens dedica-se a obras de compositores menos conhecidos da música contemporânea americana e tem realizado primeiras audições em todo mundo, apresentando autores importantes, mas pouco conhecidos do grande público, como: Paul Amrod, Richard Farber (que foram transmitidos ao vivo) e Richard Squires (que foi gravado e transformou-se em DVD). Ele também, tem interesse em trazer ao grande público obras menos conhecidas de grandes e conhecidos compositores do passado e tem feito isso por meio de concertos e gravações de CDs.

Uma de suas recentes gravações foi 'Paixão de São Mateus' de Johan Valentin Meders, e recebeu 5 estrelas da crítica especializada, bem como, o maior elogio de Early Music do Reino Unido pelos concertos realizados na Alemanha e no Japão. Tem regido sinfônicas em gravações de discos importantes, em diversas cidades européias e asiáticas.

A outra convidada da noite é a mezzo-sopano Luciana Bueno. Uma das mais destacadas artistas de sua geração, Luciana foi aluna de Leilah Farah e Pier Miranda Ferraro (Itália), e estudou repertório operístico com Abel Rocha e Vânia Pajares. Atualmente desenvolve seu repertório com Ricardo Ballestero.

Chamou a atenção do público e da crítica quando venceu o tradicional concurso Jovens Solistas, promovido pela Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), cantando sob regência do Maestro Eleazar de Carvalho. Sua riqueza de coloridos vocais e grande desenvoltura cênica já foram constatados em produções de óperas como 'Don Giovanni', 'O Barbeiro de Sevilha', 'O Mikado', 'João e Maria', 'Os Contos de Hoffmann', 'Falstaff', 'Cavalleria Rusticana' e 'Otello', entre tantos outros. Participou da estréia da ópera brasileira 'O Cientista', de Silvio Barbato, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, onde criou o papel da 'Mulher'. Participou da estréia de 'Poranduba', ópera de Edmundo Villani-Cortes, no papel da Mãe, no XI Festival Amazonas de Ópera. Apresentou-se na Royal Opera Canadá como Suzuki em 'Madame Butterfly'.

Dentro de seu repertório merece destaque especial sua interpretação como a cigana Carmen, na ópera homônima de Bizet, da qual ela se tornou intérprete bastante requisitada, apresentando-se em montagens do Teatro Alfa, Teatro Amazonas, Palácio das Artes e Teatro Municipal de São Paulo e do Rio de Janeiro. Sua majestosa voz poderá ser apreciada no concerto desta terça, na sinfonia 'Misera dove son' deSigismund Neukomm, um dos autores contemporâneos a Joseph Haydn.

Considerado o iniciador do classicismo vienense, Franz Joseph Haydn é um dos maiores nomes da música erudita. Nasceu em Rohrau, em uma família de artesãos pobres. Estudou em Hainburg e ingressou no coro da Catedral de Santo Estevão, em Viena. Começou a compor muito jovem e se apresentava como músico em serenatas populares em tavernas, até ser nomeado, em 1759, diretor musical de uma pequena orquestra do conde Morzin, na Boêmia. Em 1761, foi contratado pelo príncipe Pál Antal Esterházy como segundo mestre-de-capela, em Eisenstadt. Nos últimos anos de vida, trabalhou como compositor oficial do império. Morreu em Viena, na ocupação da cidade pelas tropas de Napoleão Bonaparte. Em seu currículo, estão 104 sinfonias, como, 50 sonatas para piano e 83 quartetos de cordas. Entre eles destacam-se Cavaleiro (1793) e o Quarteto de Quintas, considerado sua obra-prima. Famoso em vida, tem suas obras interpretadas em toda a Europa e pelos mais conhecidos maestros do mundo. Com suas obras, influenciou vários outros compositores. No concerto desta terça, o público poderá apreciar composições de dois deles: Sigismund Neukomm e Johann Wilhelm Wilms.

O concerto da Orquestra Sinfônica será amanhã, 05 de março, às 20h, na sala Villa-Lobos do Teatro Nacional. A entrada é franca mediante retirada de ingressos na bilheteria, até o limite de lotação da sala.

PROGRAME-SE: Concerto da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional. Terça-Feira (05), às 20h, na sala Villa-Lobos do Teatro Nacional. Entrada franca mediante retirada de ingressos na bilheteria, até o limite de lotação da sala. Classificação indicativa: 12 anos. Informações: 3325-6232.

PROGRAMA - 'HAYDN E SEUS CONTEMPORÂNEOS'

Haydn

Sinfonia em Si Maior, Hob. I: 46
- Vivace
- Poco Adagio
- Menuet
- Finale: Presto e scherzando
Joseph Haydn (1732-1809)
'Arianna a Naxos' - orquestração de Sigismund Neukomm


INTERVALO

Sigismund Neukomm (1778-1858)
Misera dove son (cena para mezzo-soprano)
Solista: Luciana Bueno

Johann Wilhelm Wilms (1772-1847)
Sinfonia n° 3 em mi bemol, opus 14

- Adagio – Allegro
- Andante poco allegretto
- Menuetto – Trio – Menuetto
- Rondo: Allegro

Regente: Michael Willens

Nenhum comentário:

Postar um comentário