quarta-feira, 6 de maio de 2009

Sábado de festa no Itapoã

06/05/2009

No próximo sábado (9) o projeto Cultura nas Cidades desembarca em Itapoã e abre oficialmente seu calendário de atividades. Itinerante, o Cultura nas Cidades circulará pelas 29 Regiões Administrativas do Distrito Federal, promovendo a cultura no DF e dando espaço para os talentos de cada região. As atividades começam às 10 horas, na entrada da cidade, DF 001, próximo ao Posto Policial.

Na bagagem, além das apresentações artísticas, oficinas e salas de bate-papo farão parte da programação. A cada fim de semana uma cidade será visitada pelo projeto. Pela manhã a comunidade participará de oficinas e debates com membros da Secretaria de Cultura, apresentando um pouco de sua realidade, afim de estreitar o elo entre as partes. A tarde os artistas da cidade terão a possibilidade de subir ao palco e mostrar seu talento.

Para o secretário de Cultura, Silvestre Gorgulho, o projeto ‘Cultura nas Cidades’ tem o objetivo de criar o hábito de todo fim de semana promover encontros de música, teatro e cultura popular em todo o Distrito Federal, e estimular a troca de ideias. “As oficinas e os shows serão sempre gratuitos, com artistas locais das cidades satélites ao lado de nomes conhecidos em toda a capital”, declarou.

Outra característica importante do projeto é a parceria com os movimentos sociais das comunidades. Para o secretário-adjunto de Cultura, Beto Sales, a participação de membros da sociedade é fundamental para que o Estado conheça os anseios de cada região. “Muito mais que uma sucessão de eventos, o Cultura nas Cidades enfatizará o processo formativo, com a realização de oficinas e de um ambiente de diálogo entre artistas das diversas cidades do DF”.

Vale ressaltar que as atrações locais serão escolhidas pela própria população. A cada fim de semana subirão ao palco seis atrações, das quais três são da própria cidade, duas de outras regiões do DF, e para fechar a noite, uma de repercussão nacional. A indicação dos artistas locais se dará por meio dos gerentes culturais das Administrações Regionais e dos movimentos sociais. Cada regional deverá apresentar cinco nomes para a SC, durante uma semana a comunidade poderá participar de uma enquete disponível na página da Secretaria (http://www.sc.df.gov.br/) ou na programação da Rádio Cultura FM (100,9MHz).

Nenhum comentário:

Postar um comentário