segunda-feira, 4 de maio de 2009

Passeio ciclístico por Brasília

Do Site da Secretaria de Cultura do DF
04/05/2009


Ipê que simboliza as 250 mil árvores plantadas no Plano Piloto

O projeto ‘Escola Peripatética: Educação Patrimonial’ abre nesta segunda-feira (4) as inscrições para o programa ‘Brasília de Bicicleta’. Frente ao projeto está o professor Rinaldo Paceli, que com a Escola Peripatética, foi o primeiro vencedor do Prêmio José Aparecido de Oliveira oferecido pela Secretaria de Cultura para premiar um trabalho representativo de ação preservacionista relativo à Brasília como Patrimônio Histórico da Humanidade.

O programa convida pessoas de todos os sexos e idades interessados na história e construção de Brasília a fazer um passeio ciclístico pelos principais monumentos e marcos históricos da Capital Federal. Tudo isso, acompanhado do professor Rinaldo, que dará as devidas explicações em cada um destes lugares.

O passeio será no dia 24 de maio às 10h, e o ponto de partida é a ‘Praça do Cruzeiro’, localizada próximo ao Memorial JK. De lá, os ciclistas seguem para a Torre de TV, Complexo Cultural da República e Esplanada dos Ministérios até chegarem à Praça dos Três Poderes, onde encerrarão a jornada no Espaço Lúcio Costa.

Os participantes poderão ver marcos históricos da Capital Federal, como, por exemplo, o Ipê próximo a Torre de TV que simboliza as 250 mil árvores plantadas no Plano Piloto. Ou o marco intitulado ‘Pontos Cardeais’ em frente a Catedral de Brasília. A placa, datada de 2 de fevereiro de 1960, presta homenagem a um grupo de pioneiros da capital que participaram de uma grande carreata organizada pelo então presidente Jucelino Kubistschek, e ficou conhecida como ‘Caravana de Integração Nacional’.

De acordo com Rinaldo Paceli, o objetivo do passeio é desenvolver o conhecimento das pessoas sobre Brasília, sua peculiaridade histórica, urbanística e arquitetônica, por meio da educação patrimonial. “Com uma pedalada sobre o Eixo Monumental nós conseguiremos promover a valorização da Capital Federal como Patrimônio Cultural da Humanidade”, afirma.

As inscrições serão gratuitas e poderão ser feitas de 4 a 22 de maio no Panteão da Pátria, ou pelo telefone 3325-6244. Os inscritos devem apenas comparecer no dia 24 de maio, às 9h, no ponto de partida junto com sua bicicleta.


PROGRAME-SE: Inscrições para o passeio ciclístico da Escola Peripatética de Educação Patrimonial. De 04 a 22 de maio no Panteão da Pátria ou pelo telefone: 3325-6244. O evento será no dia 24 de maio, com saída às 10h da 'Praça do Cruzeiro' localizada próximo ao Memorial JK. Informações: 3325-6218.

Nenhum comentário:

Postar um comentário