terça-feira, 19 de maio de 2009

Grande festa do Cultura nas Cidades

19/05/2009

Na foto: a dupla Pedro Paulo e Matheus

Nem mesmo o frio e a chuva impediram que uma multidão de pessoas de reunisse na noite deste domingo (17) para prestigiar as apresentações do projeto Cultura nas Cidades no Recanto das Emas. Durante todo o dia, mais de 5 mil pessoas passaram pelo espaço, montado na EQ 803/805.

Na programação, oficinas com a Mala do Livro, Picasso não Pichava, Cufa e um espetáculo a parte por conta dos artistas locais. Grupos de dança e músicos se revezaram no palco e mostraram a força da cultura no Recanto.

Antes mesmo do sol se pôr, centenas de pessoas já esperavam pelos shows que encerrariam a festa. E, embora ansiosos pela apresentação de Pedro Paulo e Matheus, o público delirava a cada atração. Com fãs clubes, gritavam pelos artistas da cidade, dando um exemplo de incentivo aos novos talentos.

E como todo bom artista, a recompensa veio com um grande espetáculo, para todos as tribos e idades. Por um dia, o Recanto das Emas tornou-se a capital da cultura do Distrito Federal.

O primeiro a se apresentar foi Rick Júnior que, acompanhado por sua banda, fez o chão tremer ao som da moda sertaneja. “Esta é uma boa oportunidade para divulgar nosso trabalho. Faz dez anos que estou na estrada e as dificuldades são grandes. Quando nos dão oportunidade temos que mostrar o melhor, ainda mais tocando em casa, onde as pessoas nos conhecem”, disse.

Na sequência, subiram ao palco Luiz Fernando e Rafael, com mais música sertaneja. “É muito importante poder mostrar nosso trabalho para um público diversificado. Estamos muitos satisfeitos pela iniciativa deste projeto. O artista local deve ser valorizado e vemos que as coisas começam a mudar. Esperamos mostrar nossa música em outras cidades do DF”, declararam.

E para esquentar o frio, os rapazes do grupo ‘Os Marotos’ deram um show de ginga ao som do pagode. Com muitos gritos, as fãs respondiam a cada acorde e rebolada dos músicos. “A estrutura proporcionada pelo Cultura nas Cidades é excelente. Isso estimula quem está começando. Nosso início foi muito difícil, uma oportunidade como essa teria ajudado muito. O público faz os Marotos, e estamos muito felizes de participar deste projeto e estar mais próximo de nosso público”, relataram.

Para completar a dobradinha do pagode, Desejo e Sedução, grupo do Recanto, deu seguimento aos shows. “Estamos na luta há quatro anos e é muito difícil conquistar um espaço. Estamos muito felizes pois o evento proporciona o crescimento e a valorização da cultura no DF. E preciso descentralizar do Plano Piloto”, afirmaram.

E como a presença do Nordeste também é forte na cidade, a banda Cuscuz com Leite irradiou alegria e beleza. “Estamos há algum tempo na estrada e as dificuldades foram muitas. As portas estão se abrindo, precisamos do apoio do governo e o Cultura nas Cidades veio nos ajudar”, disseram.

A atração mais esperada da noite se apresentou por volta das 22h40. Bastou ouvir a voz dos cantores, que do camarim deram boa noite ao público, para a multidão delirar. Com muita simpatia, e sob alguns pingos de chuva, Pedro Paulo e Matheus contagiou o local. “Vivemos em função de quem nos prestigia e para isso precisamos estar em contato com nosso público. Todo artistas precisa dessa proximidade, esse projeto proporciona essa relação. É preciso investir em cultura em todos os lugares. Há muito Brasília não tinha isso, estamos virando essa página”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário