Do Correiobraziliense.com.br
Data: 06/01/2009
As dezenas de cartas trocadas entre a família real portuguesa e a imperial brasileira conduzem a história representada em ‘Relações imperiais’.
A exposição, em cartaz até domingo (11/01) na Galeria Vitrine da Caixa Cultural, é uma inédita apresentação de correspondências da mais alta realeza. São 129 cartas originais, 19 retratos, feitos em litografia, óleo sobre tela, gravura e fotografia de Dom João VI, Dona Carlota Joaquina, Dom Pedro II, Princesa Isabel e Condessa de Belmonte. Alguns objetos da época da família imperial também fazem parte da mostra.
O curador Luciano de Albuquerque, arquiteto do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), selecionou dezenas de escritos entre a correspondência trocada principalmente entre Pedro I, rei de Portugal, e a condessa de Belmonte, tutora de Pedro II no Brasil e chamada de Dadama pelo príncipe regente.
"Pedro II ficou órfão muito cedo, perdeu a mãe com um ano e o pai com cinco. E ficou sob os cuidados da condessa de Belmonte.
Na correspondência, Pedro I orienta sobre a educação do filho no Brasil", explica Albuquerque. Está na cidade e à procura de um programa mais light e cultural? Então essa pode ser uma excelente pedida de diversão.
O horário de visitação é das 9h às 21h e a entrada é franca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário