quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Experimentalismo em foco

CineFrance / Divulgação
Fonte : Tribuna do Brasil
Data : 08 de janeiro de 2009

Mostra exibirá filmes do cinema experimental mundial

Após a mostra de filmes assinados pelos grandes mestres do cinema polonês, Brasília vira palco, mais uma vez, para o cinema internacional. O projeto Cinema da República ganha continuidade, dos dias 14 a 25 deste mês, com uma mostra que reúne alguns dos maiores nomes do cinema experimental mundial dos últimos tempos.

A mostra"Cinema Experimental em Perspectiva", que conta com a curadoria do professor, crítico e cineasta Sérgio Moriconi, vai exibir durante 12 dias produções inéditas, percorrendo desde as primeiras experiências abstratas feitas ainda pelos surrealistas até obras bem recentes, assinadas por alguns dos maiores artistas do cinema experimental contemporâneo.

Para a grande parte do público, o cinema experimental costuma soar como algo relativamente distante, inacessível. Criada com a intenção de oferecer ao público o contato com produções clássicas e inéditas marcadas pelo experimentalismo, a mostra irá provar que, afinal, descobrir novas possibilidades da linguagem cinematográfica é tarefa que tem acompanhado os criadores do cinema desde os primeiros tempos.

A partir da idéia criada pelo jornalista italiano Ricciotto Canuto, de que o cinema não deveria usar a "camisa-de-força" do roteiro e que deveria ser uma experiência livre, tanto em sua abordagem artística quanto no conteúdo, a imaginação de diferentes artistas ao longo do século passado foi alimentada.

"Fundar uma poesia das imagens, abstrata, subjetiva. Esta é a essência da obra do norte-americano Stan Brakhage, que abre a mostra, para quem o cinema é um veículo para a subjetividade de cada indivíduo, uma experiência pessoal, capaz de proporcionar novas e diferenciadas percepções em cada espectador.

É um conceito que pode ser estendido à obra de mestres como a do polonês Jósef Robakowski, do tcheco Jan Svankmajer, do gênio da animação russa Alexandre Alexeïeff e do pioneiro brasileiro Roberto Miller, assim como aos ensaios de jovens promessas do Oriente Médio e do norte da África", explicou o curador Sérgio Moriconi ao apresentar a mostra.

Brasileiro na estreia
A abertura, marcada para às 19h30 do dia 14, acontecerá com uma seleção de curtas de um dos maiores criadores do cinema experimental do século passado: o norte-americano Stan Brakhage, defensor do "cinema puro", e o brasileiro Roberto Miller, um pioneiro considerado por muitos como o maior nome do gênero no país.

Na programação, estão desde títulos criados por grandes nomes, como o fundador do dadaísmo Marcel Duchamp e pelo cubista Fernand Lèger, até experimentações visuais de artistas como o australiano Daniel Askill, grande estrela da publicidade. Praticamente desconhecido do grande público brasileiro, o pioneiro e gênio da animação, Roberto Miller, discípulo de Norman McLaren, uma lenda mundial do gênero, abre a programação com dois curtas, que poderão ser conferidos nos dois títulos que inauguram a mostra: "O Átomo Brincalhão" e "Desenho Abstrato".


SERVIÇO
O que: Mostra Cinema Experimental em Perspectiva - Projeto Cinema da RepúblicaQuando: de 14 a 25 de janeiro, até sexta-feira, às 19h30, e aos sábados e domingos, às 18h30Onde: Auditório 2 do Museu do Complexo Cultural da RepúblicaQuanto: Entrada FrancaPara quem: Todos os filmes da mostra são indicados para maiores de 14 anos.


PROGRAMAÇÃO
  • Dia 14, quarta às 19h30 - Curtas de Roberto Miller (9 min) + Seleção Stan Brakhage 1 (84 min)Dia 15, quinta às 19h30 - Agnès Varda (97 min).
  • Dia 16, sexta às 19h30 - Talents - volumes 1 e 2 (89 min)Dia 17, sábado às 18h30 - Curtas de Roberto Miller (9 min) + Józef Robakowski (63 min)Dia 18, domingo às 18h30 - Le Cinéma Épinglé - Alexeïff - Obras de Animação (90 min).
  • Dia 20, terça às 19h30 - Parc Central - Dominique Gonzalez-Foerster (87 min)Dia 21, quarta às 19h30 - Cinema de Anvant-Garde (102 min).
  • Dia 22, quinta às 19h30 - Resistência - Filmes experimentais do Oriente Médio e do Norte da África África (107 min)Dia 23, sexta às 19h30 - Seleção Stan Brakhage 2 (80 min).
  • Dia 24, sábado às 18h30 - Jan Svankmajer - Curtas-metragens + Talents - Le Cube (90 min).
  • Dia 25, domingo às18h30 - Curtas de Roberto Miller (9 min) + Urban Visions (90 min).

Nenhum comentário:

Postar um comentário