terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Cuba não exibe "Che" por falta de cópias do filme

Folha On-Line
27/01/2009
da Efe, de Havana

O Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográfica de Cuba (Icaic) afirmou nesta segunda-feira (26) que as duas partes de "Che", do cineasta americano Steven Soderbergh, não foram exibidas no país porque não havia cópias da fita em Cuba.
Divulgação
Benicio del Toro na pele de Ernesto Che Guevara em filme de Steven Soderbergh
"Queremos estrear as duas partes, 'A Guerrilha' e 'O Argentino', mas as cópias ainda não foram entregues", afirmou à Agência Efe uma fonte do Icaic.
Os filmes de Soderbergh foram apresentados em duas ocasiões em dezembro durante o Festival de Cinema Internacional de Havana, com a presença do protagonista, o ator Benicio del Toro, que encarnou o guerrilheiro Ernesto "Che" Guevara.
Benicio del Toro qualificou como "sensacional" a recepção que "Che" recebeu na capital cubana, onde os longas-metragens haviam gerado grande expectativa.
No entanto, só os participantes do festival e um público restrito puderam ver os filmes.
Mais tarde, um representante dos produtores disse em entrevista coletiva no evento que 20 cópias do longa-metragem seriam doadas para ser exibidas na ilha.
"Esperamos que isso aconteça. Houve uma boa acolhida nas apresentações especiais", afirmou a fonte, que confirmou que espera poder exibir os filmes em março, em meio às atividades que celebram o 50º aniversário do Icaic.
O longa de Soderbergh foi apresentado em Cannes no ano passado, onde Del Toro obteve a Palma de Ouro de melhor ator. No Brasil, "Che" foi exibido na Mostra de Cinema de São Paulo do ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário