quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Aulas de Circo para quem quer fortalecer o corpo e se divertir.

A máteria é de dezembro de 2006, mas vale a pena conferir.
João Carlos Corrêa

"Vista uma roupa como se fosse para a academia ou fazer qualquer outra atividade, como calça que dá elasticidade e camiseta”, descreve a professora de circo Rúbia Neiva sobre o que é necessário para experimentar as técnicas circenses. Rúbia explica que além de perder peso, as aulas de circo afloram o auto-conhecimento, disposição e até a melhora a auto-estima.

As aulas de iniciação normalmente são de acrobacia, que é a disciplina básica do circo. Quando um aluno entra na escola, também são realizadas aulas de malabares, pernas de pau, trapézio e tecido. Além da diversão garantida, pode-se queimar entre 200 e 300 calorias. E ter como conseqüência a boa forma: "Os exercícios praticados trabalham todos os músculos uniformemente, o que ajuda o corpo de quem está emagrecendo ou de quem deseja manter a forma a ficar mais bonito", afirma.

As técnicas de circo trabalham a força dos braços e fortalece os ombros, costas e o abdômem. As pernas e os glúteos ganham mais resistência. Há ainda melhorias na expressão corporal como equilíbrio e concentração. Como o circo exige muita flexibilidade, o alongamento – fundamental para as aulas – ajuda em vários aspectos da vida. Até o medo pode ser vencido, diz a professora circense.

Os artistas de circo dizem que a insistência para superar algumas limitações do primeiro mês de aula é fundamental. Para se ter uma noção, as aulas de circo envolvem exercícios de acrobacias de solo a exemplo de cambalhotas e estrelas. Cada aluno também é avaliado de acordo com sua resistência física para as acrobacias áreas como tecido e trapézio físico entre outros. As aulas podem ser feitas para maiores de seis anos e as únicas contra-indicações são para pessoas com problemas cardiovasculares e sintomas de lombalgia aguda. Mas é recomendável procurar um médico antes de começar a praticar qualquer atividade física.

Conheça os lugares em Brasília que oferecem aula de circo:

- Asa Sul
Clube Desportivo Setor Leste – SGAS 611, Lote SN.
Informações: 9983-3975

- Asa Norte
Teatro Mapati – SHCGN 707, Bloco K, Casa 5.
Informações: 3347-3920

- Campus da UnB
Centro Olímpico da Universidade de Brasília.
Informações: 3307-2698

- Taguatinga
Escola Classe 1. QSC 1, AE 1.
Informações: 9983-3975

- Octogonal
Academia Aginoc. SHC/AOS 6/8, Conjunto B, Lote 3.
Informações: 3361-3183 e 3234-7256

Mais informações sobre onde praticar:
www.circobrasilia.com.br


Fonte:www.xenicare.com.br

ATENÇÃO: A responsabilidade deste artigo é exclusiva de seu respectivo autor (fonte).

Nenhum comentário:

Postar um comentário