terça-feira, 13 de janeiro de 2009

UM BOM EXEMPLO DE INCLUSÃO SOCIAL SURGIDO NO SEIO DA COMUNIDADE.

Dezenas de jovens moradores do Recanto das Emas trocaram a ociosidade – e todo o potencial de desvio de conduta que este estado de ser representa- pela prática e paixão pelo Skate. Se de um terreno baldio, agora palco de manobras radicais, podem surgir campeões brasileiros nesta modalidade, o mérito é de Tiago. A pista de skate era um sonho distante para o morador do Recanto das Emas. Apesar de sempre ter sonhado com a pista, nunca havia tomado nenhuma iniciativa, afinal era uma missão complexa. Mas isso tudo mudou, quando passando pelo centro do Recanto das Emas, viu a casa de shows que funcionava na Quadra 101, no chão Havia desabado após um temporal. Como o proprietário nunca mais apareceu, Tiago resolveu começar a construir seu sonho. Passando de porta em porta, pedindo contribuições e patrocínios. Conseguiu 700 reais. Era o bastante para a compra da madeira. O que faltava, conseguiu em terrenos baldios e no lixo. Menos a tão querida carcaça do Fusca, que foi adquirida em um ferro velho por 90 reais.
Mas o sonho não parou por aí. Com a pista pronta, Tiago começou a dar aulas e oficinas de skate, tudo pelo amor ao esporte. Aos que não tinham skate, ele emprestava. E assim o pequeno grande sonho de madeira de Thiago, foi se tornando um movimentado ponto de encontro de Recanto das Emas. Por iniciativa dele, acontece duas vezes por ano, na pista de skate, o “Poerão do Rock”, em alusão ao grande festival brasiliense.
O sonho de Tiago despertou a atenção de muita gente. Prova disso, que finalmente o projeto Skate Park nas cidades ganhou força, depois da incessante luta de 10 anos, do também morador do Recanto das Emas, Fabio Campos. O Ministério dos Esportes fez a doação de 10 skates e equipamentos de proteção ao projeto e a administração da cidade promete a pista oficial de Recanto das Emas para no máximo 60 dias. Mas a pista de Tiago não será desativada. Seu sonho, sua pista de skate, ficará de pé, como mostra de que sonhos, mesmo os mais distantes, com dedicação e humildade, podem um dia virar realidade.

5 comentários:

  1. Depois de vários anos, lutando por um espaço para a pratica de esportes radicais no Recanto das Emas, os jovens da cidade já tem o que comemorar, dede terça feira dia 6 de janeiro de 2009 foi dado inicio a construção do SKATE PARK da cidade com um área de quase 2 mil metros quadrados,será no centro urbano da 206/300 onde nos realmente queríamos o local foi escolhido por ser no centro da cidade e contemplar a todos.

    A previsão para a entrega da obra é de 60 dias, hoje o projeto skate park nas cidades virou um opção muito procurada por todos o que gostam de esportes radicais, elem do SKATE, os praticantes de patins, bicicross, graffite e break serão contemplados com o projeto.

    A partir daí, o que se pretende atacar com o presente projeto é a diminuição do desemprego, diante da vulnerabilidade percebida nos jovens dessa comunidade, para que venham a ser inseridos no competitivo mercado de trabalho. Hoje contamos com três jovens que recebem uma bolsa de 400 reais para elem de praticarem o esporte ensinar para os que ainda não sabe, o projeto vem dando certo e hoje já conseguimos comprar 30 skates e 30 kits de segurança para as crianças e jovens que não tem condições de ter seu próprio skate.

    O Skate Park do Recanto das Emas é o resultado da mobilização desse segmento jovem da cidade, que concebeu o projeto de construção de um espaço urbano para dinamizar o cotidiano comunitário, destinando um espaço voltado para a prática de esportes radicais e para os eventos culturais.

    Vale ressaltar que está luta já vem sendo travada há 10 anos, eu consegui, o patrocínio dos SKATE e as bolsas, uma delas foi passada para o Tiago, por se uma grande amigo e vitima do desemprego que assusta esta parcela da juventude em nossa cidade, mais a vitoria é de todos os jovens do Recanto das Emas e demais cidades onde o projeto vai chegar.

    Fábio Campos
    Idealizador do projeto Skate Park nas cidades.
    djfabio@gmail.com
    8129-8403
    .

    Assim é nossa cidade povo unido comunidade forte.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. OLÁ PESSOAL, MEU CLARICE, MAIS CONHECIDA COMO CLARITA!
    GOSTARIA DE LEMBRAR QUE QUEM REALMENTE ESTEVE QUEIXO DURO NO COMEÇO DO POERÃO (2007) FORÃO: CHILLENO, CLEIBER (CONTEINERS), CHICO (CABELUDO), WILDSON, THIAGO(PARK-WAY), E JHEFERSON (FINADO). ESSES NOMES Q RELMENTE COMEÇARAM A INCENTIVAR AS PESSOAS A TOCAREM O POERÃO PRA FRENTE, FAZER SHOWS, NÃO SÓ CAMPEONATOS DE SKATE... POREM TIAGO E RICHARD TAMBÉM FIZÉRAM SUAS PARTES, ABRAÇOS!
    CLARITA.

    ResponderExcluir
  5. Legal quando a galera se manifesta e dá nomes aos bois, no caso, aos heróis que teimam em permanecer anônimos... mas quando o trabalho é sério, sempre aparece.

    ResponderExcluir