quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Ravel e Villa-Lobos são destaques do Curso de Verão

Do Correio Braziliense
29/01/2009

Carlos Aleixo, Ricardo Santoro e Sergey Arutyunyan tocam esta noite
Nesta quinta-feira (29), as harmonias se descentralizam da Escola de Música e partem para o Espaço Brasil Telecom.
Às 21h, o local receberá 70 alunos de música de câmara popular do 31º Curso Internacional de Verão da Escola de Música, com repertório de samba e MPB.
Um dos alunos é Mayara Dourado, de 19 anos e que se dedica há seis ao canto. Na apresentação de hoje, a cantora vai apresentar músicas com novos arranjos, feitos especialmente para o evento. Água de beber, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, e Carcará, de João do Vale, estarão no repertório. Em Carcará, Mayara será acompanhada por Cairo de Oliveira, violonista e aluno da Escola de Música. Eles se conheceram há dois anos, em uma edição do curso e, a partir daí, surgiu a parceria que dura até hoje. “É uma oportunidade única um evento como este. Temos contato com professores renomados, além de todas as outras relações que criamos durante o curso”, explica ela.
No mesmo dia e horário, o Teatro Levino de Alcântara será palco para a Banda Sinfônica do Curso de Verão. Sob regência dos maestros Jonas Correa e Manoel Carvalho, os músicos irão executar clássicos como Rapsódia brasileira, de Francisco Braga, e Bachiana nº 2, de Heitor Villa-Lobos, o homenageado desta edição.
Mas nem só do tradicional vive a música. Composições nordestinas e chorinho estão no repertório dos 50 alunos, brasileiros e estrangeiros, que trarão para o público um tipo de música erudita diferente. Segundo o maestro Manoel Carvalho, a apresentação será uma maneira de apreciar a música popular de maneira mais trabalhada.
Mais cedo, às 19h, é a vez dos docentes. O grupo de música de câmara dos professores, formado por Carlos Aleixo (viola), Estela Cadi (piano), Lúcia Barrenechea (piano) Martha Herr (soprano), Pedro Robatto (clarineta), Ricardo Santoro (violoncelo), Rogério Wolf (flauta) e Sergey Arutyunyan, estará no Teatro Levino de Alcântara. Com cinco músicas, entre elas, Acalanto, de Camargo Guarnieri, e Enchantée, de Maurice Ravel, marcam presença na penúltima noite do curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário