terça-feira, 27 de janeiro de 2009

PalcoBrasília movimenta o Brasília Alvorada Hotel

Do Correio Braziliense
27/01/2009
Irlam Rocha Lima

Com nova formação, o Madredeus apresenta o CD duplo Metafonia
As culturas brasileira e portuguesa estarão lado a lado até 1° de fevereiro, com a realização da primeira edição do PalcoBrasília, que reunirá escritores, músicos e atores em saraus e debates literários, shows, performances, leitura dramática e exposições fotográficas. Promoção das empresas brasilienses Casa da Cultura e Girau Projetos Sócio-Culturais, em parceria com a Embaixada de Portugal, o evento ocupará as instalações do ballroom do Brasília Alvorada Hotel.

Entre as atrações, destaque para o recital de voz e violão da cantora e compositora gaúcha Adriana Calcanhotto e o show do grupo lusitano Madredeus & A Banda Cósmica. Um dos produtores da Girau, Jorge Luiz Silva, conta que a ideia surgiu há dois anos: “Inicialmente, pensávamos em desenvolver um projeto em parceria com embaixadas, para promover a cultura em Brasília.

A proposta era uma noite de música, artes cênicas e gastronomia. Quando estabelecemos parceria com a Casa da Cultura, a ideia evoluiu e resolvemos incluir, também, literatura, artes plásticas, fotografia e vídeo”. De acordo com ele, a primeira embaixada, Portugal, aderiu prontamente ao projeto e tornou-se correalizadora. “Quando fomos elaborar a programação, contamos com representante da embaixada, que nos deu algumas sugestões. Uma delas foi sobre a duração do evento”, conta ele. “Esse é o primeiro de uma série. Nos próximos, ainda neste ano, as parcerias serão com as embaixadas da França, Colômbia, Itália e Japão.”

O ballroom do Brasília Alvorada Hotel receberá tratamento acústico e estará equipado com sistema de iluminação, sonorização e telões, visando a oferecer conforto aos artistas e espectadores nas noites de cultura. A cenogradia terá coordenação do diretor de arte Frank Dezeuxis, especialista em artes plásticas, desenho arquitetônico e design. A expectativa dos organizadores é de que o PalcoBrasília venha receber cerca de mil pessoas por dia. Parte das ações será disponibilizada via internet para 1.500 municípios afastados dos grandes centros urbanos, com imagens transmitidas pela empresa de cursos a distância Eadcon.

Saraus
Além das apresentações de Calcanhotto, na quarta-feira, e do Madredeus, no próximo sábado, haverá destaques literários, como o lançamento do livro A eternidade, de Inês Pedrosa, seguido de performance cênica com os atores Adeilton Lima, Cristiane Sobral, Jones Schneider e Núbia Santana (nesta terça, às 19h); e a palestra da poeta Elisa Lucinda sobre a utilidade da poesia (quarta-feira, às 16h); além do sarau literário Fernando Pessoa, com Inês Pereira, Elisa Lucinda e Paulo José Cunha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário