terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Neil Gaiman ganha prêmio de literatura infantil

Folha On-Line
27/01/2009
da Associated Press, de Nova York

Neil Gaiman recebeu nesta segunda-feira (26) um dos principais prêmios da literatura infantil: a Medalha John Newbery, pelo livro '"The Graveyard Book" ("O Livro do Cemitério", em tradução livre).
Divulgação
O quadrinista inglês Neil Gaiman, autor da premiada série de HQ "Sandman"
A história narra as desventuras de um garoto criado por um vampiro, um lobisomem e uma bruxa.
A obra é uma homenagem do escritor britânico ao clássico "O Livro da Selva" ("The Jungle Book", no título original), de Rudyard Kipling, protagonizado por Mogli, menino criado por lobos.
"Eu nunca pensei em ser um ganhador do Newberry. É um prêmio tão consagrado", afirmou Gaiman.
"Com exceção das primeiras páginas, o livro não existe para assustar as pessoas. Eu já escrevi a minha cota de coisas perturbadoras, mas esse livro é realmente uma maneira de discutir o processo de amadurecimento e, claro, a tragédia deliciosa de ser pai. Se você fizer o seu trabalho direito, seus filhos irão crescer e deixá-lo", disse.
Divulgação
"The Graveyard Book", ganhador da Medalha John Newberry
Conhecido pela série "Sandman", Gaiman trabalhou por mais de 20 anos em "The Graveyard Book".
A história começa com um bebê fugindo do assassino de seus pais e de sua irmã mais velha. O garoto engatinha até um cemitério, onde é adotado por fantasmas, que o chamam de Nobody (Ninguém).
No blog de Gaiman, ele escreveu que "The Graveyard Book" não é um livro para crianças.
Segundo Gaiman, a obra é um livro para "todas as idades, embora não saiba quando essa idade começa. Eu acho que eu teria adorado a obra aos oito anos, mas não acho que todos os garotos de oito anos fossem iguais a mim".
"The Graveyard Book" também irá chegar às telas de cinema. No ano passado, Gaiman vendeu os direitos de adaptação para a Framestore, uma companhia britânica de efeitos especiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário