Folha OnLine
da Reuters, em Nova York
da Reuters, em Nova York
Em 09/01/09
A popularização de aparelhos com tela sensível ao toque, como o iPhone, suscita preocupações de que toda uma geração de produtos fique menos acessível para os cegos. O músico Stevie Wonder e outros defensores da causa dos deficientes visuais foram até a feira CES (Consumer Electronics Show), em Las Vegas, para pedir que os fabricantes produzam aparelhos que se adaptem a essas necessidades.
Ronda Churchill/AP
Stevie Wonder pede que fabricantes façam produtos que possam ser usados por cegos

"Se vocês derem esses passos, poderão nos dar a excitação, o prazer e a liberdade de fazer parte da tecnologia", afirmou o artista. Ele diz que algumas companhias já tornaram seus produtos mais acessíveis, às vezes sem intenção --Wonder citou o iPod, da Apple, e o BlackBerry, da RIM, como aparelhos de que gosta de usar.
De acordo com Chris Danielsen, da Federação Nacional dos Cegos dos Estados Unidos, não é necessário investir muito dinheiro para fabricar produtos acessíveis.
"A intenção não é brecar o desenvolvimento tecnológico", afirma. "O que estamos dizendo é que os produtores deveriam criar uma interface cujo uso seja simples. Quando mais simples for a interface de um aparelho, mais pessoas ele irá atrair, cegas ou não."
Com o crescimento no uso das telas sensíveis ao toque, produtos que eram simples para uso por cegos, como TVs e aparelhos de som, tornaram-se difíceis.
Isso porque eles exigem a navegação por múltiplos menus, que precisam ser vistos para serem usados de maneira efetiva. Além disso, esses produtos perdem as diferenças de relevo das teclas, por exemplo, dificultando a diferenciação pelo tato.
Há alguns aparelhos de telefone que emitem sons para ajudar nessa tarefa. Entretanto, Anne Taylor, diretora de tecnologia da federação, afirma que esses sistemas ainda não a ajudaram a mexer em um telefone com tela sensível ao toque. Uma das razões é o preço: um software com essa tecnologia custa cerca de US$ 300 e, em geral, funciona apenas para um modelo específico.
Entre as sugestões para os fabricantes está a inclusão nos aparelhos de um botão de acesso rápido a funções importantes e o uso de sons diferentes para cada menu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário