sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Programas sobre animais de estimação proliferam na TV paga

BRUNA BITTENCOURT
Colaboração para a Folha de S.Paulo
Em 09/01/2009


Abordando desde a forma física ao comportamento problemático, uma série de programas estrangeiros dedicado aos animais de estimação ganhou espaço na TV paga brasileira.


Diferentemente das produções que abordam os animais com olhar científico, essas atrações concentram-se na vida dos bichos dentro de casa e na relação com seus donos. Cães são os protagonistas mais frequentes dos programas, que mostram gatos e outros bichos como coadjuvantes.

"O Encantador de Cães" (Animal Planet), espécie de "Supernanny" para cães, traz o especialista em comportamento canino Cesar Millan, que reeduca cães problemáticos_de um dogue alemão com fobia de pisos brilhantes a um buldogue excessivamente carinhoso. O especialista diz se conectar com a mente dos ani­ mais, o que explica o nome do programa.
A adestradora Victoria Stilwell também reabilita cães desobedientes em "Ou Eu ou o Cachorro", exibido pelo GNT, que concentra outros quatro programas sobre o tema.
"É a identificação com seus bichos de estimação que faz as pessoas assistirem a esses programas", diz Christianne Marques, gerente de programação do GNT. Em setembro, o canal estreou sua primeira produção nacional sobre bichos, "Pet.Doc", que traz históriassobre a relação entre animais e seus donos.
Outra atração do GNT, "Magnetismo Animal" também se vale de histórias de cumplicidade, como a do casal que cria répteis em casa e uma psicóloga que diz se comunicar telepaticamente com os cães para solucionar suas inquietações.
E nem os animais escaparam da febre de programas sobre alimentação saudável. Em "Como Deixar Seu Pet em Forma", uma veterinária e um treinador promovem uma transformação na vida de animais sedentários. Fitness animal também é o tema de "Meu Cão É Tão Gordo Quanto Eu", reality show no qual pares de cachorros competem para alcançar a melhor forma física.

Nenhum comentário:

Postar um comentário