terça-feira, 6 de janeiro de 2009

"Se Eu Fosse Você 2" estreia com recorde

SILVANA ARANTES
da Folha de S.Paulo
Data: 06/01/2009

Vista por cerca de 570 mil espectadores em seu primeiro fim de semana em cartaz, a comédia "Se Eu Fosse Você 2", de Daniel Filho, lançada na última sexta-feira, assumiu o primeiro lugar no ranking dos melhores resultados de estreia de filmes brasileiros, desde 1995.
O líder anterior, segundo dados do portal Filme B, era "Carandiru" (2003), de Hector Babenco, que fez 468 mil espectadores na abertura e terminou sendo o filme nacional mais visto daquele ano --por 4,6 milhões de espectadores.
"Se Eu Fosse Você 2" é sequência do líder nacional de 2006, que teve 3,6 milhões de espectadores, sendo 315 mil na estreia (com 197 cópias).
A nova aventura de troca de corpos entre o casal Cláudio (Tony Ramos) e Helena (Glória Pires) teve lançamento maior -foram 330 cópias e uma série de sessões de "pré-estreia". A soma do público no período já deixa o filme próximo de 900 mil espectadores.
A produtora Iafa Britz afirma que "os números são surpreendentes", sobretudo se considerada "a mudança no mercado ocorrida nos últimos três anos", ou seja, os resultados persistentes de queda do público do filme nacional.
"A gente espera que o filme faça pelo menos o mesmo [total de público] que o primeiro fez", afirma Britz. Além do fato de ser uma comédia, gênero identificado como o preferido do espectador de filmes brasileiros em pesquisa Datafolha realizada em 2008 para o Sindicato dos Distribuidores Cinematográficos, a franquia "Se Eu Fosse Você" tem como trunfo a característica de filme para toda a família. "Quando você entra na sala [de cinema], vê várias cores de cabelo", diz Britz, referindo-se às distintas gerações de espectadores que o título atrai.
A produção do longa custou R$ 6 milhões. A renda do fim de semana de estreia, em torno de R$ 5,7 milhões, recuperou o valor investido na divulgação de seu lançamento, a cargo da distribuidora Fox.
Na próxima sexta, o longa de Daniel Filho deverá enfrentar a concorrência do blockbuster norte-americano "O Dia em que a Terra Parou", também distribuído pela Fox.
Britz minimiza um eventual impacto da concorrência. "No primeiro ["Se Eu Fosse Você"], a gente teve vários concorrentes pesados, como "King Kong" e "As Crônicas de Nárnia". Quando você tem dois filmes bons, o público vem de qualquer forma", diz a produtora.
O fato de "Se Eu Fosse Você 2" ultrapassar o resultado que "Carandiru" alcançou em 2003 é expressivo para o mercado brasileiro de cinema, já que 2003 é considerado o "ponto fora da curva" na performance da produção brasileira.
Naquele ano, com sucessos como "Lisbela e o Prisioneiro" e "Os Normais", além de "Carandiru", a produção nacional ficou com 21% do total de público, resultado jamais repetido. Segundo dados da Ancine (Agência Nacional do Cinema) a participação do filme nacional no mercado de cinema em 2008 deve ficar em torno de 10%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário